Os melhores pubs de Sydney, na Austrália
Aniversário, batizado, almoço cazamiga… Na Austrália (assim como nos demais países de colonização britânica) a vida acontece no pub. É preciso mais do que uma encarnação para conhecer todos os bons pubs de Sydney. Mas o mês que passei na metrópole rendeu uma coleção louvável de achados.
Vai que eu garanto:
É o imbatível dos imbatíveis para um dia de sol, estrategicamente localizado no norte de Sydney, perto de praias incríveis e do parque nacional de Ku-Ring-Gai (lindo de morrer). Tem uma vista para o mar espetacular, mesas ao ar livre, beldades a rodo e área para a criançada se esbaldar enquanto os pais ficam no social.
É um pub bonitão no bairro modernex de Newtown. Tem uma área ao ar livre e uma ala especialmente dedicada a cervejas artesanais. Coisa phina.
Hipster até o último fio de barba ruiva, é “o” lugar para onde convergem os modernos de Newtown (não confundir com o de mesmo nome em Darlinghurst). Tem mesas ao ar livre, Atari para nostálgicos (tem coisa mais hipster?) e um climão meio Berlim.
Diz a lenda que é o PUB mais antigo de Sydney, escondido numa rua tranquila do bairro histórico de The Rocks. Passei na porta, achei lindo e fui entrando. Um brasileiro com quem acabei conversando me avisou: “daqui algumas horas, este pub vai tremer”. Era domingo, o dia de jam session irlandesa, que reúne a numerosa comunidade ruiva da cidade. Sim, o pub tremeu. E foi a melhor balada dos meus meses australianos, encerrada com um momento de loucura: todos os homens seminus rodando a camiseta no ar e cantando “singing in the rain”. Imperdível.
Este pub gigantesco ocupa quase um quarteirão ao norte de Sydney. Mas a grande sacada é o jardim sombreado com um carvalho (oak, e inglês) glorioso, iluminado com pequenos pontinhos de luz. Serve comida de responsa e é kids friendly.
Clube de boliche tem cara de coisa de vovô. E é mesmo. Só que de tão demodê, o negócio virou cool. O Bowling Club de Bondi (na famosíssima praia de Bondi) acabou de ser reformado. Nos finais de semana, rola festinha diurna com DJ, ostras e comidinha de bistrô. Para entrar, é preciso se cadastrar com qualquer endereço australiano (afinal de contas é teoricamente um clube).
É um achadíssimo Grand Pacific Drive, a estrada à beira mar que liga Sydney à cidadezinha de Wollongong, ao sul. Fazer o trajeto de carro é um programaço off the beaten track, que passa por algumas das praias mais bonitas dos arredores de Sydney. Com vista matadora para o mar, este PUB é a mais estratégica das paradas na hora do almoço.
*Uma curiosidade: você há de reparar que muitos pubs australianos são, teoricamente, “hotéis”. Isso vem de uma lei ancestral que concedia a licença para a venda de bebidas alcoólicas após as seis da tarde apenas para quem oferecesse acomodação. Alguns ainda alugam um quarto ou outro até hoje, mas em geral isso era apenas um pretexto para que a bebedeira pudesse rolar solta.
Siga @drisetti no Twitter e no Instagram