Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

O melhor açaí do Brasil na Península de Maraú, na Bahia

Produzido no Sítio do Outeiro, em Algodões, será o açaí com menor pegada de carbono da sua vida

Por Adriana Setti Atualizado em 2 fev 2022, 17h49 - Publicado em 21 jan 2022, 14h23

A entradinha, na altura do km 25 da BA-030, a estrada principal da Península de Maraú, é bem discreta. A partir daí, é preciso subir uma ladeira íngreme – pavimentada com cimento e lixo reciclado – até chegar à sede do Sítio do Outeiro, em Algodões. Diante da especulação imobiliária que vem devastando esse pedacinho tão lindo do sul da Bahia, o lugar é um sopro de otimismo: uma imensa área de mata atlântica preservada em conjunto com um projeto agroflorestal onde você pode provar o açaí com menos impacto de carbono da sua vida.

Flores do jardim natural
Flores do jardim natural. Crédito: Adriana Setti/Arquivo pessoal
Seguindo os passos de Karma a caminho do mirante
Seguindo os passos de Karma a caminho do mirante. Crédito: Adriana Setti/Arquivo pessoal
A vista incrível do mirante
A vista incrível do mirante. Crédito: Adriana Setti/Arquivo pessoal
Ouvindo as histórias incríveis de Karma
Ouvindo as histórias incríveis de Karmaxº. Crédito: Adriana Setti/Arquivo pessoal
Continua após a publicidade

Batido só com banana, sem açúcar ou xarope de guaraná, a fruta é acompanhada de granola orgânica e crisp de coco produzido in loco. A porção é generosa e absolutamente cremosa, servida em um gazebo cercado de bromélias e árvores vertiginosamente altas. “O açaí é colhido no pé, transportado de carrinho de mão e processado artesanalmente. A pegada de carbono aqui é culpa sua, que veio de carro”, brinca Karma. Ao lado de Marisa Fukuda, sua companheira, ele está à frente do sítio há cerca de 20 anos.

Com fala mansa e uma forma invejável aos 70 anos, ele comanda um tour para conhecer o projeto florestal e, nas horas vagas, também curte trocar ideia com os visitantes. Numa tarde tranquila de dezembro, passamos mais de uma hora conversando e ainda fomos conhecer o mirante da propriedade, que revela uma das vistas mais espetaculares da Península de Maraú. Reserve com antecedência pelo whatsapp (73/9983-5169) e não perca esse programa por nada deste mundo. Vá sem pressa e aproveite para comprar os outros produtos orgânicos produzidos no sítio. Marisa e Karma recebem visitantes de terça a sábado das 14h às 18h.

Busque hospedagem na Península de Maraú

Leia tudo sobre Bahia

Continua após a publicidade

Publicidade