Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

Mesa na calçada cronometrada: a polêmica do verão espanhol

15 minutos para um café? Bares espanhóis começam a limitar o tempo que cada cliente pode ocupar uma mesa ao ar livre

Por Adriana Setti Atualizado em 1 ago 2022, 10h39 - Publicado em 1 ago 2022, 09h38

Os espanhóis, assim como outros povos mediterrâneos, AMAM uma mesa na calçada, as famosas terrazas. Basta caminhar pelas ruas de Barcelona, Bilbao ou Valência, para constatar que é lá que eles passam boa parte da vida, seja tomando um café, beliscando, almoçando ou bebendo. Com a pandemia, e a necessidade de evitar espaços abertos, essa paixão ficou ainda mais exacerbada e muitos estabelecimentos praticamente foram salvos da falência pela ampliação da quantidade de mesas ao ar livre — assim como aconteceu no Brasil e em outras partes do mundo.

Mas a pandemia também trouxe uma outra tendência: regular o tempo que o cliente pode passar em uma mesa na calçada, segundo o que consome. Alguns cartazes fixados em bares chegaram a viralizar por aqui, estabelecendo 15 minutos para um cafezinho, 35 minutos para um drink, 40 minutos para um sanduíche e 1h30 para uma refeição. Em alguns lugares, também há um mínimo de pessoas por mesa (geralmente três), como forma de otimizar o espaço mais disputado. O objetivo é evitar aquele cliente que pede um café, lê todo o jornal e vai embora deixando duas moedas.

A medida é compreensível em um contexto pós restrições, nas quais bares e restaurantes — parte de um dos setores mais afetados pela pandemia — batalham pra se recuperar e continuar existindo. Mas, obviamente, não foi bem recebida pela maioria de clientes e já existe quem boicote os lugares com cronômetros. Se estiver por aqui, fique atento aos cartazes ou aos selinhos na mesa que indicam quanto tempo você pode ficar.

Leia tudo sobre Espanha

Busque hospedagem na Espanha

Continua após a publicidade

Publicidade