Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
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Estilo filipino: Triciclo, modo de usar

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h59 - Publicado em 25 mar 2010, 18h03

Triciclo: leva toda essa rapazeada e mais

Para as longas e médias distâncias, o típico cidadão filipino utiliza os Jeepneys (o carro espalhafatoso que descrevi neste post). Já no terreno dos pequenos deslocamentos, não tem pra ninguém: quem manda é o Triciclo.

Ele é primo de segundo-grau dos rickshas indianos, e primo-irmão dos tuk-tuk tailandeses. Mas tem toda uma personalidade própria, claro, como qualquer veículo fabricado nos buliçosos fundos dos quintais filipinos.

Os bravíssimos triciclos consistem em uma moto acoplada a um sidecar em formato de “L” que ocupa tanto a lateral quanto a parte traseira da motoca.

E muita atenção: os mais arrojados podem transportar até 6 pessoas e mais 1 valente passageiro sentado com as duas pernas para o mesmo lado na garupa do motorista. QUATRO passageiros a mais do que a capacidade máxima de um táxi em Paris!

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Nem o mais otimista dos mecânicos da Yamaha poderia prever o destino de suas criações.

OS 5 MANDAMENTOS DO TRICICLO

1. Se o veículo estiver parado e vazio, a espera de passageiros, e você for um ser loiro e branquelo, o motorista tentará cobrar um preço absurdo e se recusará a mover-se pela tarifa normal. A regra, portanto, é esperar um triciclo já ocupado passar na rua e esticar o braço, como se faz com uma lotação. Assim, você é tratado como gente normal.

2. Observe quanto os demais passageiros pagam e pague a mesma quantia (a maioria coloca as moedas sobre o painel que fica ao lado do motorista) no momento de descer.

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3. Ao entrar no triciclo, diga ao motorista onde vai descer. Geralmente, os coletivos têm uma rota determinada (outra vez, como uma lotação), mas podem parar em qualquer lugar (ou seja, não existe “ponto”).

4. Caso precise chegar a um lugar fora da rota, ou caso esteja com bagagem, você deve fretar o veículo.

5. Os triciclos são feitos de filipinos para filipinos. Ou seja, são pequenos, minúsculos, Os bancos da frente, se é que se pode chamar assim, costumam ser ligeiramente mais espaçosos, verticalmente falando. Por isso: cuidado com a sua cabeça, a sua canela, o seu cotovelo… Mesmo com muito cuidado, cada viagem de triciclo acrescentou um hematoma à minha coleção.

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