Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Dez coisas simples que os brasileiros precisam aprender com os tailandeses

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h07 - Publicado em 7 jan 2009, 12h01

Um típico bar de praia tailandês… ôôô preguiça boa…

1.    A fazer um bom bar de praia. Ok, ok, o Brasil tem vários legais. Mas não é uma coisa generalizada. Aqui, o culto à preguiça praiana é um orgulho nacional. Qualquer biboca à beira-mar sempre terá pufes incríveis, joguinhos, rede, uma decoraçãozinha interessante e, ACIMA DE TUDO, mesinhas e cadeiras charmosas de MADEIRA. A praga das cadeiras e mesas de lata ou plástico estampadas com as marcas de cerveja não chegou aqui e, se deus quiser, nunca vai chegar.

2.    A fazer “mango shake”, um batido de manga com gelo que adquire uma consistência cremosa inenarrável.

3.    A resolver a vida do turista. Aqui, qualquer “pousada” de dois quartos fedidos é também uma agência de viagem. Sim, você pode entrar em algumas roubadas em nome deste conforto. Mas nada como economizar os neurônios nas férias na hora de planejar roteiros, comprar passagens de van/ônibus/avião/barco/canoa…

Continua após a publicidade

4.    A se comunicar em inglês, por mais rudimentar que seja.

5.    A dar um jeito de transformar uma acomodação absurdamente barata em algo charmoso. Porque é sempre melhor se sentir Tarzan, O Rei da Selva num bangalô de bambu à beira mar (a la tailandesa por 25 reais) do que amargar um quarto de bloco com beliche de alvenaria dentro de um camping (a la brasileira por 50 reais).

6.    A cozinhar bem em qualquer lugar, seja em carrinhos na calçada, num bar de praia ou num restaurante na beira da estrada. Na Tailândia as suas chances de comer bem são sempre de mais de 80 por cento. (Obs: Esta regra não se aplica aos restaurantes que vendem pizza/hambúrguer/thai/indian/mexican/sushi)

7.    A empacotar qualquer comida, a qualquer hora, para qualquer ocasião… para levar. Os tailandeses são os reis da marmita. E não se fala mais no assunto.

Continua após a publicidade

8.    Cortar frutas – especialmente abacaxi e melancia – em formas apoteóticas e práticas.

9.    Cozinhar as verduras “al dente”, a ponto de deixar um bárbaro huno tentado a tornar-se vegetariano.

10.     A resolver as desavenças com calma, elegância e um sorriso (por mais profissional que possa parecer o tal do sorriso).

Publicidade