Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Começa hoje a Festa Major de Gràcia, o “carnaval” do verão de Barcelona

As ruas estreitas são interditadas e os carros dão lugar a enfeites carnavalescos, planejados e executados meses a fio pelos moradores

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 17h16 - Publicado em 15 ago 2013, 11h57
Os incríveis castellersOs incríveis castellers
Correforcs: bombas, fogos, diabos e tamboresCorreforcs: bombas, fogos, diabos e tambores
Ruas decoradas (um concurso escolhe a melhor a cada ano)Ruas decoradas (um concurso escolhe a melhor a cada ano)
Ruas decoradasRuas decoradas

Captura de Tela 2013-08-15 às 3.39.56 PM

 

De hoje até o dia 21 (quarta que vem) ninguém dorme no bairro de Gràcia. Está decretada a Festa Major, que arrasta todo mundo que sobrou na cidade em agosto (mês de férias por aqui) para uma das áreas mais emblemáticas e boêmias de Barcelona. As ruas estreitas são interditadas e os carros dão lugar a enfeites carnavalescos, planejados e executados meses a fio pelos moradores. Bebe-se muito (na rua, algo proibido nos demais dias do ano). Come-se muito. Dança-se muito. Sua-se muito. Xaveca-se muito. Não é carnaval, mas quase.

As “festas maiores” são a alma do verão espanhol. Da Extremadura ao País Basco, todo pueblo que se preze tem a sua semana de glória (quase sempre envolvendo touros e bebedeiras homéricas). Barcelona faz a sua “festa maior” em setembro, com a famosa Festa de la Mercè. Mas, além do grandioso evento, cada bairro tem a sua comemoração particular – porque festa pouca é bobagem. A de Gràcia é a maior, mais criativa e mais disputada.

Continua após a publicidade

A programação é alucinante. Às incríveis tradições catalãs — como castellers (castelos humanos), correfocs (uma “guerra” de fogos e bombas com “diabos” e rufadas de tambores) – somam-se shows de vários estilos musicais (vai ter até roda de choro e batucada!), banquetes em praça pública, feirinhas, peças de teatro e outras atividades inusitadas. Este ano vai rolar workshop de maquiagem, campeonato de sudoku, monólogos, churrasco noturno, campeonato de dominó… Baixe o app Festa Major de Gràcia, com a programação completa e o mapa, na Google Play ou na Apple App Store.

A dica? Saia andando, perca-se e curta o que encontrar pelo caminho. Ah! E prepare-se para fazer muito xixi e banheiro químico e tomar cerveja quente em copo de plástico. Eu avisei: não é carnaval, mas quase.

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade