Sports Bar: sob medida para os dias de jogo
Seja a partida decisiva ou não, qualquer dia de Barça X Madrid por aqui é como um dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo por aí (ou mais, arriscaria dizer). O mero confronto dos melhores times do mundo – e todos os orgulhos nacionalistas e rancores do passados envolvidos – basta para que o clássico (ou derbi) tenha conotações que vão muito além do gramado. Na prática, não há viva alma na rua, os bares explodem de gente e não há outro assunto possível em rodas de amigos e na mídia.
Nas duas próximas semanas, o clássico tomará proporções estratosféricas, coisa de vida ou morte: os dois titãs disputarão uma vaga na final da Champions League (um encontro raríssimo, que aconteceu apenas três vezes anteriormente, sendo a última há 9 anos, com vitória do time catalão), o troféu mais importante da existência dos clubes europeus. Para os culés, torcedores do Barça, o titulo é um milhão de vezes mais significativo do que a Copa do Mundo, na qual muitos não se sentem representados pela equipe espanhola.
A vitória de ontem na final da Copa del Rey levantou o moral de um Madrid que já começava a virar freguês do seu maior rival (além disso, há 18 anos os merengues não faturavam a Copa del Rey). Com isso, os ânimos para o que está por vir estão mais do que exaltados. Será um espetáculo até para quem não é lá muito fã de futebol.
Continua após a publicidade
Se você estiver por aqui, e não tiver centenas (ou milhares) de euros para conseguir um ingresso de segunda mão, saiba que assistir aos jogos em qualquer bar da esquina é tão divertido quanto. Basta andar por bares boêmios como Gràcia ou o Gótico, em Barcelona, ou La Latina e Malasaña em Madri, que você encontrará centenas de boas pedidas. Eis algumas sugestões:
ONDE VER:
É enorme, tem vários telões e, como o nome já diz, tradição em ser ponto de encontro em dias de jogo. Fica em plenas Ramblas, então entope de turistas. Serve fast food, petiscos e cerveja espanhola.Bagunça e animação garantida — e de lá para a comemoração na Rambla de Canaletes.
Continua após a publicidade
Bodega Joan
É a sede de uma penya (uma espécie de torcida organizada, mas com uma conotação bem mais light do que no Brasil) e um dos meus botequins favoritos. Serve ótimas tapas e comida de primeira. Tem várias TVs e público cativo. Para conseguir mesa em dia de jogo, só reservando. Calle Rossello, 164, 93/453- 1050.
O bar é feião e não tem nada demais: típico bar de homem para ver jogo e jogar sinuca. Mas eu adoro, fazer o que? O gerente é brasileiro e garante cerveja gelada e atendimento simpático. Tem duas TVs não muito grandes, mas a animação é garantida.
Continua após a publicidade
Um dos muitos pubs irlandeses da cidade (quase todos eles passam os jogos, diga-se), no bairro gótico, freqüentado também por muitos locais em dias de jogo. Tem ótimas cervejas irlandesas, como de praxe, várias TVs e dois telões.
La Tapadera
Um jeito diferente, e mais sofisticado, de ver o jogo. O bar, bem moderninho, tem decoração inspirada nos anos 80. Termina o jogo, entra o Dj. Carrer Finlândia, 18, 93/432-6061.
ONDE COMEMORAR:
Continua após a publicidade
O típico local das comemorações de rua é na parte alta das Ramblas, quase tocando a Plaça Catalunya, na chamada Rambla de Canaletes (onde há a fonte de mesmo nome). Tenha em mente que, por motivos que a razão desconhece, a festa costuma acabar em confusão e quebra-quebra. Coisas do futebol.
MADRI (recomendações da minha amiga Clarissa Vasconcellos, ex moradora da cidade)
Red Bar – Ponto de concentração de portugueses residentes em Madri, que se reúnem para ver o Cristiano Ronaldo em ação. Vende cerveja portuguesa Super Bock e porções generosas, além de bocadillos (sanduíches na baguete). San Vicente Ferrer 2, Malasaña.
Molly Malones’s – Em Barcelona, Madri e no mundo inteiro, os pubs são sempre ponto de encontro nos dias de jogo. Este tem várias marcas de cerveja e lota sempre.
Continua após a publicidade
Bo Finn – Mais um pub com boa reputação. É o mais famoso do bairro de Salamanca.
El Tigre – Típico boteco, sempre lotado e animado em dias de jogo. Chegue bem cedo para aproveitar as tapas grátis. Calle Infantas, 30.
ONDE COMEMORAR
O ponto tradicional para a celebração na rua é a Plaza Cibeles.
Siga @drisetti no Twitter
Clique aqui para ler o Dossie de Dicas de Barcelona