Imagem Blog

Até que enfim: a lei antifumo entra em vigor na Espanha

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h53 - Publicado em 3 jan 2011, 12h58

Achei que não viveria para ver isso: desde ontem, depois de muito debate e polêmica, entrou em vigor na Espanha a lei antifumo, que proíbe o cigarro em espaços públicos fechados e alguns abertos, como parques. Até então, o país era uma espécie de Disneylândia para fumantes, onde as baforadas desenfreadas eram permitidas em qualquer lugar e sem nenhum limite.

Será uma mudança histórica e, devido às circunstâncias, ainda mais radical do que a que vem acontecendo no Brasil. Isso porque, proporcionalmente, muito mais gente fuma na Espanha. É assustador, mas eu simplesmente não conheço (e isso não é modo de falar) nenhum espanhol que não fume.

Até então, fumava-se sem nenhum bom senso: na casa dos outros sem pedir licença, no elevador (meus vizinhos fazem isso), nos escritórios, nas escolas. Nos restaurantes e bares, então, era uma coisa realmente insuportável, até para para um não fumante que sempre foi tolerante com a tchurma do tabaco, como eu.

Todo mundo sabe o que é sair de um bar ou restaurante com cheiro de cigarro impregnado. Mas em nenhum lugar do mundo eu sentia isso mais forte do que na Espanha. Fazia parte do meu ritual chegar em casa a hora que fosse, tomar banho, lavar o cabelo e colocar spray contra o cheiro em todas as peças de roupa que não fossem laváveis. Algumas vezes, com brasileiros que estavam de visita, tinha que ir embora de determinado lugar porque os olhos dos meus amigos, não acostumados com tanta fumaça, começavam a lacrimejar (não me lembro disso ter acontecido no Brasil alguma vez).

Continua após a publicidade

Pois agora, nunca mais. E eis um grande motivo para comemorar a chegada de 2011.

Clique aqui para assitir uma reportagem sobre o assunto que dá bem a ideia de como anda o clima por lá…

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Publicidade