Achados

Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

As últimas novidades sobre o coronavírus na Espanha

Governo anuncia novas medidas para tentar controlar a epidemia, que tem o seu principal foco em Madri

Por Adriana Setti
Atualizado em 6 Maio 2020, 13h05 - Publicado em 10 mar 2020, 12h28

Desde que escrevi o último post sobre a situação do Covid-19 na Espanha, no dia 27 de fevereiro, o panorama se agravou. Das 18 pessoas infectadas de então, o país passou a contabilizar mais de 1600 casos confirmados, posicionando-se como o quarto mais afetado da Europa em número de doentes, depois de Itália, França e Alemanha. Ainda que todas as regiões tenham sido atingidas, o principal foco é Madri, onde 782 pessoas deram positivo no diagnóstico. Outros pontos para ficar de olho são País Basco (197), La Rioja (144), Catalunha (124), Andaluzia (72) e Comunidade Valenciana (65). Em Barcelona, onde vivo, já foram registrados 72 casos. Até o momento, 35 pessoas morreram – e 135 já se curaram! Todos os falecidos faziam parte dos grupos de risco: idosos ou pessoas com doenças pré-existentes. CLIQUE AQUI para ver o mapa completo do coronavírus na Espanha, feito pela TVE com base nos dados oficiais do Ministério da Saúde.

Novas medidas

Diante do quadro, ontem a Espanha passou da fase de “contenção” para “contenção reforçada” e o governo acabou de anunciar novas medidas (enquanto escrevo este post, o ministro da saúde Salvador Illa está dando uma coletiva de imprensa). As principais são:

Como  a situação interfere na vida dos viajantes?

Pelo menos por enquanto, as atrações turísticas de Madri, como seus grandes museus, estão funcionando normalmente. Também não há restrição de circulação pela cidade e o transporte público segue sem alterações, reforçando as medidas de desinfecção. A única rede hoteleira a cancelar reservas foi a Room Mate, que manterá as portas de suas unidades Alba, Oscar e Alicia fechadas por 15 dias a partir de amanhã, 11 de março. Há relatos de que o movimento nos supermercados tem aumentado, com gente que possivelmente está começando a estocar comida. Mas nada parecido com o que se vê na Austrália e outros países afetados pela epidemia de histeria coletiva.

Em Barcelona, as principais “baixas”, por enquanto, foram a suspensão do gigantesco Mobile World Congress, que teria acontecido no final de fevereiro, e o cancelamento da maratona, que rolaria no próximo fim de semana. De resto, é vida que segue com absoluta normalidade, com quase ninguém andando de máscara pelas ruas ou arrasando supermercados.

Tem mais alguma dúvida sobre o coronavírus na Espanha? Deixa a pergunta lá no meu Insta @drisetti que eu respondo!

Publicidade
Publicidade