Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

A verdade sobre a loja grátis de Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h02 - Publicado em 27 out 2009, 09h29
Briga? Tumulto? Guerra?

Briga? Tumulto? Guerra?

Parecia bom demais para ser verdade. E, de fato, as coisas não são bem como pintavam. Assim como contei neste post há alguns dias, a “loja” Esloúltimo (o nome quer dizer algo como “É a novidade”) foi inaugurada no centro de Barcelona com uma proposta surreal: tudo free, grátis, na faixa. Ou quase.

Bastaria pagar 5 euros e encher o carrinho com no máximo 60 produtos, desde que não se repetisse nenhum item. E, caso não quisesse levar os 60 no mesmo dia, o cliente teria 6 meses para “gastar” o crédito de 5 euros.

A fila quilométrica para a injeção na testa

A fila quilométrica para a injeção na testa

Não é muito difícil imaginar o que aconteceu. Logo no dia seguinte à inauguração, briga, tumulto, guerra. As filas na porta entupiram a Ronda Universitat (uma das ruas mais movimentadas do centro) e ninguém conseguia colocar o nariz pra dentro em menos de 4 horas. Consequentemente, a loja foi rapelada em tempo record.

Por causa do tumulto, as regras foram alteradas (clique aqui para ver as explicações completas). E o negocio perdeu a graça. Agora, os mesmos 5 euros — que davam direito a 60 produtos — rendem apenas 5! E cada ser humano tem o direito de entrar na loja apenas duas vezes ao ano. Para completar, é preciso inscrever-se previamente pelo site. Tenha a santa paciência.

Continua após a publicidade

Ainda assim, como tinha prometido relatar aqui o que rola lá dentro, me muni de coragem e fui tentar a sorte. Afinal de contas, com as novas regras o tumulto deveria estar amainado, pensei eu ingenuamente. Que nada.

Não se anima não, que os eletrônicos não estão na roda...

Não se anima não, que os eletrônicos não estão na roda…

Numa Espanha em crise, as 5 injeções na testa por 5 euros ainda estão valendo. A fila estava enorme e isolada por um cordão. Antes das 4 da tarde (a loja fecha às 8), já não era mais possível entrar.

Quem sabe, um dia, com a loja vazia...

Quem sabe, um dia, com a loja vazia…

Mas afinal, o que tem lá dentro? Segundo a loja se autodefine, o lugar é um “centro de inovações e mostras grátis”. Ou seja, uma vitrine coletiva para diversos produtos em lançamento no mercado. As novas aquisições são apresentadas a cada dia no site. E vão desde farinha para fazer tempura a bebidas alcoólicas e aparelhos eletrônicos. Mas não se engane. As TVs LCD e outros eletro-eletrônicos são só para serem testados na loja mesmo.

Continua após a publicidade

Alegria de pobre dura pouco.

(fotos reproduzidas do site https://www.kimod.com/esloultimo/)

Mais sobre a cidade:

Dossiê de dicas de Barcelona

Publicidade