Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

5 alternativas para fugir das multidões no verão Europeu

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h36 - Publicado em 30 jun 2014, 16h57

Curtir uma praia deserta no verão Europeu é quase uma utopia. No entanto, é possível encontrar um meio termo entre a solidão e a multidão. Basta expandir o campo de visão. Aqui vão algumas sugestões para trocar o certo pelo incerto para encontrar um lugar diferente ao sol:

A gloriosa Sveti Stefan, em Montenegro

A gloriosa Sveti Stefan, em Montenegro

 

Montenegro ao invés de Croácia

Me arrepia a pelugem do braço ouvir alguém dizer que a “Croácia é a nova Grécia”. Foi-se o tempo em que ninguém sabia pronunciar nomes como Hvar e Dubrovnik, não? Foi-se o tempo, também, em que tudo por lá era baratinho e pouco muvucado. Nesses aspectos, a tendência é piorar, uma vez que a Croácia agora é parte da União Europeia, o que sempre puxa os preços pra cima. O jeito é fugir para o país vizinho, o misterioso Montenegro, espremido entre belíssimas montanhas e o Mediterrâneo. As praias da península de Luštica, a escondidinha Kotor e a pequena notável Sveti Stefan estão entre os destinos que prometem.

 

Ilha de Ksamil, na Albânia (foto reproduzida do blog Rear View MIrror -rearviewmirror.tv)

Ilha de Ksamil, na Albânia (foto reproduzida do blog Rear View MIrror -rearviewmirror.tv)

Continua após a publicidade

 

Dhermi, outro achado na Albânia (foto reproduzida do blog Rear View MIrror -rearviewmirror.tv))

Dhermi, outro achado na Albânia (foto reproduzida do blog Rear View MIrror -rearviewmirror.tv))

Albânia ao invés de Itália

A julgar pela onipresença de italianos na Espanha e na Grécia durante o verão, nem eles aguentam a muvuca do seu litoral nos meses de calor. Quer sossego? Então olhe para outro lado do Adriático. Bem do ladinho da Grécia, a Albânia tem uma enorme faixa de litoral ainda pouquíssimo explorado (eu mesma não conheço ninguém que foi). Justamente por isso, o país é minha meta para esse verão. A ilha de Ksamil e a praia de Dhermi habitam os meus sonhos neste momento.

 

A impronunciável XXX, em Malta

A impronunciável Marsaxlokk em Malta

Continua após a publicidade

Malta ao invés de Grécia           

É certo que Malta já está na rota de vários cruzeiros, e que este mini país ao sul da Sicília já deixou de ser um mistério para muita gente. Mas a península de Delimara, ao sul da ilha, ainda guarda vários segredos, como o vilarejo pitoresco de Marsaxlokk, que lembra os povoados charmosos de ilhas gregas como Mykonos e Creta.

 

Praia da Lanzada, na Galícia, no auge da "lotação" de verão

Praia da Lanzada, na Galícia, no auge da “lotação” de verão

 

O mar cristalino (e frio) da Galícia

O mar cristalino (e frio) da Galícia

Continua após a publicidade

Galícia ao invés de Costa Brava

A receita, na Espanha, é trocar o Mediterrâneo pelo Atlântico. Ok, o mar é frio e o tempo é um pouco instável. Mas praias e mais praias de areia branquinha e mar cristalino, com pouquíssima gente, vão compensar. De quebra, a Galícia é um dos melhores lugares do mundo para provar frutos do mar. Foi o meu destino no verão passado e pretendo voltar o antes possível. Clique aqui para ler um relato completo sobre a Galícia.

 

Menorca ao invés de Ibiza

Menorca (na foto lá de cima) é a ilha mais verde e menos conhecida das Baleares, o arquipélago do qual a frenética Ibiza faz parte. Com um jeitão mais familiar e low profile, é um dos grandes achados do Mediterrâneo, onde restam praias virgens e protegidas por parques nacionais. Divino. Clique aqui para ler uma matéria completa sobre a ilha.

 

 

Siga @drisetti no Twitter

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade