Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Três novidades culturais em Barcelona

Um museu de arte contemporânea, um novo centro cultural e uma exposição imersiva sobre Van Gogh são as boas novas

Por Adriana Setti
Atualizado em 28 out 2021, 17h26 - Publicado em 28 out 2021, 15h29

Assim como em outros lugares do mundo, vários lugares icônicos fecharam de vez devido à pandemia em Barcelona. A boa notícia, no entanto, é que muita coisa está florescendo na cidade, em uma velocidade surpreendente. Aqui vão algumas ótimas novidades do setor cultural:

Moco Museum 

Grande novidade da capital catalã, o Moco Museum Barcelona é a primeira “filial” do museu homônimo de Amsterdã, aberto em 2016. O endereço não podia ser mais nobre: a Calle Montcada, no bairro do Born, coladinho ao Museu Picasso. Instalado no palacete medieval onde a família de nobres Cervelló viveu até o século 17, o novo centro cultural nasce com a proposta de trazer um mix de nomes consagrados e novos talentos para expor sob seus belos arcos de pedras à vista.

O acervo é robusto. Entre os modernos, há Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Salvador Dalí, Keith Haring, entre outros. Já no balaio dos contemporâneos você vai encontrar David LaChapelle, Damien Hirst, Hayden Kays, Harland Miller, Julian Opie, Nick Thomm e Takashi Murakami. As exposições temporárias também prometem. Atualmente, há uma sobre Banksy em cartaz, entre outras.

Uma das salas do novo Moco
Uma das salas do novo Moco. Crédito: (Moco Museum/Divulgação)

Van Gogh em Barcelona

No dia 25 de novembro, estreia em Barcelona a esperadíssima “exposição imersiva” El Mundo de Van Gogh, que acontecerá sob a cúpula do Arenas de Barcelona, uma antiga praça de touros que foi transformada em shopping. A experiência promete uma viagem sensorial ao universo do pintor holandês, a partir de uma “porta para o interior do artista, permitindo ao visitante ver e sentir o mundo através dos olhos de um dos pintores mais enigmáticos e reconhecidos do mundo da História da Arte”.

Continua após a publicidade

Esse tipo de exposição imersiva, em alta nos últimos anos, pode ser uma ótima forma para que as crianças tomem um primeiro contato com a arte – ou para conquistar aqueles que ficam entediados em museus. A obra do artista é ampliada em uma projeção colossal que, com técnicas de inteligência artificial, torna as pinturas tridimensionais e animadas, numa explosão de cores e texturas (contraindicado para quem sofre de labirintite). A exposição estará em cartaz até 21 de março.

Uma projeção gigante dá vida à obra de Van Gogh
Uma projeção gigante dá vida à obra de Van Gogh. Crédito: (El Mundo de Van Gogh/Divulgação)

Casa Seat

Em uma das esquinas mais nobres de Barcelona, a Casa Seat é um centro cultural bancado pela Seat, marca de automóveis espanhola. Inaugurado em abril, com um visual high tech e grandes paredes de vidro que se abrem para um jardim, o espaço é um mix de showroom da marca, coworking, restaurante e centro cultural focado em mobilidade urbana, tecnologia e sustentabilidade. Há sempre uma exposição bacana rolando e uma agenda de eventos com debates, workshops, palestras etc.

Casa Seat: mix de coworking, restaurante e centro cultural focado na mobilidade urbana e na sustentabilidade
Casa Seat: mix de coworking, restaurante e centro cultural focado na mobilidade urbana e na sustentabilidade. Crédito: (Casa Seat/Divulgação)

Busque hospedagem em Barcelona 

Leia tudo sobre Barcelona

Publicidade