Rüdesheim am Rhein: vinhos, castelos, cruzeiro pelo rio Reno

Site: https://www.ruedesheim.de/en/see-discover/

População: 9.683 hab.

Distância de outras cidades: Berlim: 473 km; Frankfurt: 56 km; Nuremberg: 234 km.

Guarde este nome: Rüdensheim am Rhein (repitam comigo: rrrrü-demmms-ráinnne), um stopover a míseros 51,6 quilômetros, ou 38 minutos de carro, do aeroporto de Frankfurt.

Os alemães adoram, os escandinavos descobriram faz tempo, os ingleses não saem de lá, e os orientais estão indo pela terceira ou quarta vez. Nós, brasileiros, ainda não nos ligamos que a Alemanha tem seu próprio Douro às margens do Rio Reno. Ali se cultiva a uva Riesling, que produz um dos melhores vinhos brancos do mundo – o único que presta na Alemanha.

Vinhedo, Rüdesheim am Rhein, Alemanha

Vinhedo em Rüdesheim am Rhein (Kiefer/Flickr)

Uma das atrações de maior sucesso são os cruzeiros fluviais no Reno, irresistíveis para os aposentados do país. Há barcos para todos os gostos, inclusive para pernoitar, com varanda no quarto. Deles se podem ver as maravilhas do Vale do Reno: vilas de casas brancas nas margens, vinhedos e castelos, vários, pendurados nas montanhas, em meio à floresta.

Outra opção para ver os castelos & as casinhas do Vale do Reno é pegar a B42, estrada lisinha, lisinha que liga Rüdesheim am Rhein a Koblenz, 70 quilômetros adiante. O percurso enfileira 30 castelos e paisagens de vilas & videiras do Vale do Reno que superam em muito as do trecho percorrido pelos cruzeiros.

Boosenburg ou Oberburg Castle, Rüdesheim am Rhein, Alemanha

Boosenburg ou Oberburg Castle (Rüdesheim & Assmannshausen am Rhein/Divulgação)

É possível também fazer caminhadas entre as íngremes vinhas com degustação. Só Deus sabe como as pessoas chegam ao fim do passeio. Acho que felizes.

De volta à cidade, a turma mais madura se destaca também na rua mais conhecida da cidade, a Drosselgaße, apinhada de pubs, restaurantes tocando rock dos anos 90 ou bandinhas tradicionais mandando ver numa seleção de músicas alemãs.

Nas mesas dos restaurantes, outra peculiaridade local: grupos de mulheres de meia-idade, desacompanhadas, do nada, começam a cantar agitando seus copos de cerveja ou vinho. É tradição alemã: tirar uns dias com as amigas e viajar sem maridos ou filhos, para beber e rir.

É, os alemães são muito sisudos mesmo.

Mas, o.k., os caras têm teleféricos pra gente passear sobre os vinhedos! Um passeio clássico é subir até Jagdschloss Niederwald, hotel montanhês que já foi um alojamento para caçadores, e descer até a cidadezinha Assmanshausen de teleférico, daqueles abertos pra ir com as pernas balançando ao vento.

Teleférico, Rüdesheim am Rhein, Alemanha

Os teleféricos dão uma boa visão dos vinhedos (Ana Claudia Crispim/Viagem e Turismo)

Outro, também de teleférico, é ir até o Niederwalddenkmal, portentosa escultura feita no século 19 para simbolizar o reencontro das dezenas de antigos estados independentes após a guerra franco-alemã.

Fica assentada num platô no topo da montanha, cercada por uma área ajardinada. Tudo isso faz parte do parque ecológico Osteinschen Park, que tem caverna, templo e trilhas com incansáveis vistas para o vale.

A vida entre torres

Romantik-Schloß Burg Rheinstein

Em Rüdesheim am Rhein, esse típico castelo romântico está sob os cuidados do senhor Hecher e sua família. É possível alugá-lo para casamentos – e passar a noite de núpcias como em um conto de fadas.

Hotel Ankar

Nesse hotel na cidade de Kamp-Bornhofen, barrilzões servem de quarto para quem ficar de cara pro Rio Reno e pros castelos na paisagem.

Burg Rheinfels

Construído no século 13, domina a paisagem na cidadezinha de St. Goar, uma das mais fofas ao longo da estrada B42.

Romantik-Schloß Burg Rheinstein, Rüdesheim am Rhein, Alemanha

O Romantik-Schloß Burg Rheinstein, uma dos castelos à beira do rio (Ana Claudia Crispim/Viagem e Turismo)

Guia VT

Ficar e passear

O Jagdschloss Nieder-wald é um hotel montanhês com teleférico. Para uma experiência mais tradicional, invista no Lindenwirt. Agende online o passeio pelas vinhas.

Documento

O passaporte é necessário mas dispensa de visto, por até 90 dias.

Saúde

Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.

Língua

Alemão.

Moeda

Euro.

Por Ana Claudia Crispim

Busque hospedagem em Rüdesheim am Rhein

Veja tudo sobre a Alemanha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s