Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 15h54 - Publicado em 19 dez 2016, 11h27
Pôr do Sol no rio Araguaia, Parque Estadual do Cantão. (Ricardo Martins/)
Continua após publicidade
Continua após publicidade
1/7 Pôr do Sol no rio Araguaia, Parque Estadual do Cantão. (Ricardo Martins)
2/7 Praias fluviais do Rio Araguaia (TO)A população local e os turistas curtem as praias fluviais do Rio Araguaia em julho. Além de se divertir de jet ski e banana boat, dá para fazer passeios de barcos e admirar a rica fauna local: botos, tartarugas e uma variedade de pássaros podem ser avistados. Há hotéis (poucos e simples) nas cidades de Aruanã e Conceição do Araguaia. (João Ramid)
3/7 Pesca esportiva no Rio Araguaia (TO) (Arquivo Adtur)
4/7 Índio Karajá na Ilha do Bananal no Rio Araguaia, Tocantins (Divulgação)
5/7 Rio Araguaia no Tocantins (Frederic Jean)
6/7 Outra maravilha do estado de Tocantins é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, um santuário ecológico de acesso controlado que, entre setembro e março, tem 80% de sua área inundada pelas águas do Rio Araguaia (Frederic Jean)
7/7 Pedra Encantada na Ilha do Bananal no Rio Araguaia, Tocantins (Divulgação)
Com 2 630 km, a maior parte navegável, o Rio Araguaia atrai praticantes de pesca amadora de todo o país e turistas do Centro-Oeste, que buscam as praias de areias claras e observam a fauna local passeando em pequenas embarcações.
Na metade do seu percurso, antes de desaguar no Rio Tocantins, o Araguaia se divide em dois braços que se reencontram 500 km ao norte, formando a Ilha do Bananal – maior ilha fluvial do mundo, com 20 mil km². Dentro dela, fica o Parque Nacional do Araguaia.
Passeios de barco podem ser feitos durante todo o ano. A poucos minutos dos centros urbanos são encontrados jacarés, tartarugas, botos e uma grande variedade de pássaros, como tuiuiús, garças, jacus e gaviões. Os hotéis de pesca e as associações de barqueiros contam com piloteiros e guias experientes.