
A Ponte de Lima (Thinkstock)
-
1. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
1/11 A Ponte de Lima (Thinkstock)
-
2. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
2/11 Entardecer no Rio Lima https://www.flickr.com/photos/101338758@N05/13382597863/ (Paulo Roque/Flickr/Creative Commons)
-
3. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
3/11 Centrinho de Ponte de Lima (Graeme Churchard/Flickr/Creative Commons)
-
4. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
4/11 Vista da Ponte de Lima (Feliciano Guimarães/Flickr/Creative Commons)
-
5. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
5/11 Bares e restaurantes charmosos ocupam o centro de Ponte de Lima https://www.flickr.com/photos/jsome1/1794874324/ (Feliciano Guimarães/Flickr/Creative Commons)
-
6. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
6/11 Interior da Igreja Matriz de Ponte de Lima (Graeme Churchard/Flickr/Creative Commons)
-
7. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
7/11 O destino é a alma do Minho (Graeme Churchard/Flickr/Creative Commons)
-
8. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
8/11 A cada 15 dias, nas margens do rio, acontece uma feira típica (Graeme Churchard/Flickr/Creative Commons)
-
9. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
9/11 Ponte de Lima iluminada (Thinkstock)
-
10. Ponte de Lima - Portugal
zoom_out_map
10/11 Vinhedos nos arredores de Ponte de Lima https://www.flickr.com/photos/westher/5560524997/ (Esther Westerveld/Flickr/Creative Commons)
-
11. Touro em celebração de Corpus Christi em Ponte de Lima (Portugal)
zoom_out_map
11/11 Na cidadezinha de Ponte de Lima, na região do Moinho, em Portugal, não são só os belos tapetes floridos que fazem parte da celebração de Corpus Christi. Na véspera da procissão, em 6 de junho, uma multidão invade as alamedas de plátanos emolduradas pelas águas do Rio Lima para assistir a corrida "Vaca das Cordas". Às 18 horas, em frente à Casa de Nossa Senhora de Aurora, um touro é levado até a Igreja da Matriz amarrado por cordas. Lá, o animal é preso na janela da torre de sinos para ser banhado a partir do lombo com vinho tinto. Depois, ele é conduzido a dar três voltas ao redor da igreja. No fim do ritual começa uma tourada ao ar livre, onde populares desafiam o touro. Reza a lenda que a corrida teve início em 1646, quando o local onde está a Igreja da Matriz abrigava um templo pagão dedicado a uma deusa simbolizada por uma vaca. (Flickr/Rui Costa)
É a alma do Minho (região que abrange também cidades como Guimarães e Braga) com alamedas de plátanos emolduradas pelas águas do Rio Lima e uma bela ponte romana. Embrenhe-se pela vila – o percurso histórico está bem sinalizado e em poucos passos você encontra a Igreja Matriz e esbarra em moradias nobres e lindas fontes. A cada 15 dias, nas margens do rio, acontece uma feira típica, boa oportunidade para rechear a mala com gulodices tradicionais.
Informações ao viajante
Línguas: Português
Saúde: Para entrar em Portugal, nenhuma vacina é obrigatória.