1/13 Uma das atrações turísticas mais badaladas de Laguna (SC) é o Farol de Santa Marta, construído em 1891. A estrutura de 29 metros de altura fica a 17 quilômetros do centro da cidade (Joel Colman/Wikimedia commons)
2/13 A cidade de Laguna tem este nome por causa da Lagoa do Imaruí. Hoje, ela faz a divisa de três municípios de Santa Catarina: Imaruí, Pescaria Brava e Laguna (Felipe Valduga/Flickr/creative commons)
3/13 Com pouco mais de 44 mil habitantes, a litorânea - e histórica - Laguna (SC) é uma pacata cidade que fica abarrotada de turistas na alta temporada (Ricardo Freire/Dedoc Abril)
4/13 A história da cidade gira em torno de Anita Garibaldi. Ali, no dia 30 de agosto de 1821, nasceu a heroína que lutou ao lado do italiano Giuseppe Garibaldi pela independência de Santa Catarina do domínio português (Marcelo Curia/Dedoc Abril)
5/13 A praça principal do centro histórico de Laguna exibe um monumento em homenagem à sua mais ilustre conterrânea: Anita Garibaldi (Milton Shirata/Dedoc Abril)
6/13 Na praça principal da cidade, está o Museu Anita Garibaldi, que mostra detalhes sobre a batalha que Anita e Giuseppe travaram para tomar Laguna e proclamar a República Juliana, em um episódio da Guerra dos Farrapos. Laguna tornou-se independente de Portugal em 29 de julho de 1839 e ficou nesta condição por quatro meses, até ser retomada pelos portugueses (Ricardo Freire/Dedoc Abril)
7/13 O casarão onde hoje fica o Museu Anita Garibaldi foi o primeiro a ser construído na cidade, em 1735. No século 18, funcionava como Casa da Câmara e Cadeia, e a República Catarinense foi proclamada ali, em 1839. Entre as peças em exposição no Museu, estão armas antigas, como espadas, punhais, canhões, lanças e baionetas, além de armamentos das 1ª e 2ª Guerras Mundiais (Marcelo Curia/Dedoc Abril)
8/13 A casa em que Anita Garibaldi morava, construída em 1711, foi transformada em um museu mais intimista; foi ali que a heroína vestiu-se para o seu primeiro casamento (Marcelo Curia/Dedoc Abril)
9/13 Em exposição na casa-museu de Anita Garibaldi, estão móveis da época e utensílios de uso pessoal. E algo curioso: uma vasilha com um pouco de terra do túmulo de Anita, que está enterrada no cemitério de Ravena, na Itália+ As 15 vilas medievais mais charmosas (e minúsculas) da Itália(Ricardo Freire/Dedoc Abril)
10/13 O centro histórico de Laguna (SC) tem cerca de 600 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional (Ricardo Freire/Dedoc Abril)
11/13 De estilo barroco, a igreja matriz de Laguna (SC) foi construída em 1735, no lugar de uma capela de pau a pique erguida em 1696. Há detalhes de ouro no interior e uma pia batismal escavada em uma única peça de rocha gnaise (Ricardo Freire/Dedoc Abril)
12/13 No Farol de Santa Marta, uma das atrações turísticas de Laguna (SC), está a Praia Grande - uma das mais frequentadas da região (Ricardo Freire/Dedoc Abril)
13/13 A Praia Grande, onde está o Farol de Santa Marta, fica a cerca de 17 quilômetros do centro de Laguna (SC); ali estão as melhores ondas da cidade, e por isso, o mar atrai surfistas e praticantes de esportes radicais (Ricardo Freire/Dedoc Abril)
Laguna (SC), a cidade natal de Anita Garibaldi, vê a população triplicar durante a alta temporada. Muito procurada por famílias, a Praia do Mar Grosso concentra os melhores hotéis e restaurantes. Surfistas e jovens preferem pegar a balsa e se refugiar nas pousadas do Farol de Santa Marta, onde está o agito.