Holambra

Site: http://holambra.sp.gov.br

População: 13.375 habitantes (2015)

DDD: 19

Estado: São Paulo

Distância de outras cidades: Jaguariúna: 23 km; Campinas: 49 km; Limeira: 51 km; São Paulo: 140 km

O nome da cidade, Holambra, junta as sílabas de outras três: “hol” de Holanda, “am” de América e “bra” de Brasil. Foi fundada oficialmente em 1991, mas sua raiz holandesa data do final da década de 1940, com a fuga em massa de neerlandeses vitimados pela Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 500 imigrantes aportaram no Brasil. Logo começaram a produzir laticínios com gados holandeses que trouxeram para cá, mas foi com as flores que a cidade ganhou fama.

Na própria Holanda, o hábito de cultivar flores, principalmente tulipas, é muito forte, – como no Parque Keukenhof em Lisse, que expõe, entre os meses de abril e maio, milhões de exemplares.

Assim como o país europeu é conhecido como “o jardim do mundo”, Holambra é o jardim do Brasil: em 1970, passou a cultivar, produzir e vender flores e plantas. Atualmente, é o maior exportador do produto em toda a América Latina, além de ser responsável por 40% da produção nacional.

Em Holambra, é possível visitar floriculturas o ano inteiro, mas é em setembro que o maior evento da cidade acontece. O Expoflora junta exposições das famosas tulipas e outras plantas, além de realizar uma parada, com direito a chuva de pétalas e muita música, artesanato e danças típicas dos Países Baixos.

A influência holandesa aparece também na arquitetura, no museu “holambrês” e em restaurantes e docerias. E, como a cidade foi fundada há pouco tempo, ainda é possível encontrar nas ruas alguns dos primeiros imigrantes a se estabelecer por aqui.

Veja também

Tudo sobre a Explofora em 2017

A 36ª edição da Expoflora terá início no dia 25 de agosto de 2017. As atividades da maior feira de flores da América Latina seguem até o dia 24 de setembro, sempre de sexta a domingo, das 9h às 19h. A feira também vai abrir no feriado de 7 de setembro.

O ingresso custa R$ 46 para quem optar pela compra na bilheteria. Entradas antecipadas ainda estão disponíveis no site da exposição por R$ 22 (só até o dia 14 de agosto). Crianças de até cinco anos, acompanhadas de adulto pagante, não pagam a entrada. Mais informações sobre preços de ingressos (inclusive para grupos) e como comprar no site oficial do evento.

Todos os anos, cerca de 300 mil pessoas passam pela cidade durante o evento, de acordo com a assessoria de imprensa da cidade. Em 2017, as atrações de destaque são a exposição de arranjos florais; a mostra de paisagismo; a parada das flores e a chuva de pétalas; o shopping das flores; o passeio turístico pela cidade, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas e culinária holandesas, além de parque de diversões para crianças e o Museu de Holambra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s