Glasgow

Site: http://www.glasgow.gov.uk/en/visitors/ População: 600.000 hab Fuso horário: +3h (horário de Brasília) DDD: 141 Distância de outras cidades: Edimburgo 75 km, Londres 650 km

Maior cidade da Escócia, Glasgow tem seus encantos que a antagonista Edimburgo teima em desmerecer. Hospitaleira e cheia de estilo, há muito o que fazer por aqui. Museus e galerias de arte são só o pano de fundo para um cenário cultural agitado, repleto de mostras e exposições de grandes artistas, shows variados, concertos de primeira, óperas e balé, tudo amarrado por uma atmosfera de agitação e não conformismo.

Explore os animados pubs da West End ou da Merchant City, ouvindo papos amalucados sobre futebol, política, economia ou fofocas sobre o mundo das celebridades. Todos têm uma opinião para qualquer coisa, então, embarque nessa. Se sua praia forem compras, o “Golden Z” é sua meca, ao longo da ruas Argyle e da Buchanan, onde designers exclusivos e de massa estão ombro a ombro em dos melhores distritos de compras do Reino Unido.

A arquitetura de Glasgow vai do vitoriano ao neoclássico, com pitadas aqui e ali de desafiadoras obras contemporâneas, como o Clyde Auditorium e a Cidade das Ciências.

COMO CHEGAR

Uma das principais portas de entrada para a cidade é o Aeroporto Internacional de Glasgow (GLA, www.baa.com). Ele possui diversos voos não só para as ilhas britânicas, mas também para vários destinos no exterior, como Paris, Nova York e Roma. Serviços de ônibus como o First 747 e Glasgow Shuttle oferecem conexões frequentes até o centro da cidade por preços a partir de £5.

Alternativamente, há também um segundo aeroporto que serve a cidade, o Glasgow Prestwick (PIK, www.gpia.co.uk), muito mais distante, mas que opera voos da Ryanair. Há conexão ferroviária direta até o Centro.

Se vier de trem, há duas estações principais na cidade, a Glasgow Central Station e a Queen Street Station. A primeira serve o sul da Escócia e também Londres (4h30 a 6h30 de viagem, com passagens a partir de £17.50). A segunda liga a cidade à Edimburgo (cerca de 1h, a partir de £10). Há vários tipos de serviços, dos mais lentos aos mais rápidos, com companhias como a First Scotland (www.firstscotrail.com), Virgin (www.virgintrains.co.uk) e East Coast (www.eastcoast.co.uk).

Informações ao viajante

Línguas: Inglês

Saúde: Sem demandas especiais

Melhor época para visitar: Tanto em termos culturais como meteorológicos, Glasgow é melhor na primavera e no verão. Os dias são mais longos, há menos probabilidade de chuvas e há muitos eventos culturais.

Publicidade