- Europakeyboard_arrow_right
- Escócia
-
1. Escócia
zoom_out_map
1/22 A noroeste do país, está o Old Man of Storr, uma formação rochosa natural localizada na ilha de Skye. A rocha serviu de cenário para o filme Prometeus, de Ridley Scott (2012) LEIA MAIS: Doze melhores destinos no Reino Unido, a partir de Londres (Creative commons/Flickr/ Moyan Brenn)
-
2. Terras Altas, na Escócia
zoom_out_map
2/22 No extremo norte da Escócia, estão as Highlands – suas paisagens dramáticas foram lar da civilização gaélica, e hoje as ruínas de castelos mesclam-se à relva selvagem e aos pores do sol estonteantes (Thinkstock)
-
3. Escócia
zoom_out_map
3/22 O cenário das highlands escocesas, nas beiras das estradas, é decorado pela relva e por flores silvestres (Creative commons/Flickr/ Moyan Brenn)
-
4. Escócia
zoom_out_map
4/22 Cenário típico da ilha de Skye, no noroeste da Escócia (Creative commons/Flickr/Martin de Lusenet)
-
5. Escócia
zoom_out_map
5/22 Ao norte de Edimburgo, está o porto Neuk of Fife - na foto, os barcos "descansam" após uma tempestade (Creative commons/Flickr/ Moyan Brenn)
-
6. Expresso Hogwarts, durante a passagem pelo Viaduto Glenfinnan, cenário de Harry Potter na Escócia
zoom_out_map
6/22 A Escócia foi cenário para gravações da série de filmes Harry Potter – e é possível fazer passeios de trem no melhor estilo Expresso Hogwarts em terras escocesas; saiba mais (Caio Vilela)
-
7. Monumento a Dugald Stewart e, ao fundo, o Castelo de Edimburgo
zoom_out_map
7/22 Monumento a Dugald Stewart e, ao fundo, o Castelo de Edimburgo (Thinkstock)
-
8. Union Flag, Inglaterra, Reino Unido, Escócia, Irlanda do Norte
zoom_out_map
8/22 A famosa bandeira do Reino Unido, a Union Flag (também chamada de Union Jack), é a soma das bandeiras da Irlanda do Norte (com a cruz de Saint Patrick), da Inglaterra (cruz de São Jorge) e Escócia (cruz de Santo André). A insígnia não possui nenhum elemento que represente o País de Gales (anexado pela Inglaterra). A Union Flag está presente em bandeiras de outras nações do Commonwealth, como Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Bermuda (Thinkstock)
-
9. Clube de golfe Winterfield, em Dunbar
zoom_out_map
9/22 Clube de golfe Winterfield, em Dunbar, uma tranquila cidade localizada a cerca de 45 quilômetros a leste da capital Edimburgo (Thinkstock)
-
10. Destilaria de uísque Glenmorangie, em Highlands
zoom_out_map
10/22 Destilaria de uísque Glenmorangie, em Highlands (Thinkstock)
-
11. Destilaria de uísque Glenmorangie, nas Highlands
zoom_out_map
11/22 Interior da destilaria de uísque Glenmorangie, nas Highlands - um passeio obrigatório para quem visita a Escócia (Thinkstock)
-
12. Atriz faz performance de rua durante o Festival de Edimburgo
zoom_out_map
12/22 Atriz faz performance de rua durante o Festival de Edimburgo, em que por três semanas, entre agosto e setembro, a cidade transforma-se num palco global de música, dança, teatro e artes visuais (©Britainonview)
-
13. Edimburgo, na Escócia
zoom_out_map
13/22 No alto da cidade, o Castelo de Edimburgo domina o skyline e traz todo o charme à já charmosíssima Edimburgo (Thinkstock)
-
14. St Giles Cathedral em Edimburgo, na Escócia
zoom_out_map
14/22 Em Edimburgo, a St. Giles Cathedral fica entre o Palácio de Holyrood e o Castelo de Edimburgo na Royal Mile. Após um longo dia de passeio, aproveite o silêncio para descansar enquanto aprecia os vitrais que ilustram passagens bíblicas com belos formatos e cores (Nilfanion/Wikimedia commons)
-
15. O castelo Eilean Donan, em Highlands, teve suas primeiras fortificações erguidas no século 13, como forma de defender a região dos vikings
zoom_out_map
15/22 Um dos mais poderosos símbolos da Escócia, o sinistro castelo de Eilean Donan, numa ilhota do Loch Duich, teve suas primeiras fortificações erguidas no século 13, como forma de defender a região dos vikings
-
16. O Palácio Holyroodhouse é a casa da rainha Elizabeth II em Edimburgo
zoom_out_map
16/22 A atual monarca, Elizabeth II, usa o Holyroodhouse, em Edimburgo, como residência oficial em suas visitas à Escócia, quando suntuosas cerimônias são organizadas em seus belos aposentos (Thinkstock)
-
17. Edimburgo, Escócia
zoom_out_map
17/22 Uma das principais atrações de Edimburgo, na Escócia, é o Castelo que fica no alto da cidade e pode ser visto de vários pontos da capital Leia mais: cinco atividades em Edimburgo que vão aguçar seus sentidos (Divulgação/Divulgação)
-
18. Fife, Escócia
zoom_out_map
18/22 Com suas paisagens bucólicas e construções rústicas, a Escócia atrai noivos do mundo inteiro para festas de casamentos cênicas. Entre os lugares mais famosos, está este castelinho em Fife, vilarejo localizado a uma hora de Edimburgo SAIBA MAIS
-
19. Trossachs Forest, Escócia
zoom_out_map
19/22 Distante a apenas uma hora da civilização, o parque nacional Loch Lomond & Trossachs, na Escócia, concentra grande parte da vida selvagem do país. Há lontras, cervos, águias marinhas e outras espécies únicas. Além dos bichos, as montanhas e as comunidades rurais do entorno do parque acolhem os visitantes com muita hospitalidade, caminhadas, passeios a cavalo e escaladas SAIBA MAIS (Thinkstock)
-
20. Floresta de Rothiemurchus, Escócia
zoom_out_map
20/22 A Floresta de Rothiemurchus, na Escócia, é marcada por lendas nórdicas que incrementam ainda mais a visita: não é só um lugar para admirar a rica natureza escocesa, como também para saber mais da cultura do país LEIA MAIS (Dunnock_D/Flickr/CreativeCommons)
-
21. The Enchanted Forest, Pitlochry, Escócia
zoom_out_map
21/22 A pequena cidade vitoriana de Pitlochry, na Escócia, ganha cores de contos de fada em outubro, com o evento Enchanted Forest: pontos de iluminação são instalados entre as árvores, e lendas nórdicas são contadas aos visitantes LEIA MAIS (Peter Guyan/Flickr/CreativeCommons)
-
22. Ilha de Skye, Escócia, Reino Unido
zoom_out_map
22/22 A chuva cai pesadamente sobre a rústica paisagem da ilha escocesa. O céu é cinza e o vento sopra miseravelmente. Então, do nada, uma fresta abre-se entre as nuvens, deixando escapar um raio de sol que ilumina gloriosamente a relva que cobre as montanhas. A ilha de Skye, a 970 quilômetros de Londres, é isso: lampejos de cores e alegria em um clima magneticamente inclemente (Thinkstock/Thinkstock)
O espírito guerreiro e a face marcada pelas heranças gaélicas, nórdicas e saxãs moldaram a cultura escocesa, orgulhosa e singular. Uma roupa? O kilt. Um instrumento musical? A gaita de fole. Sobre a mesa? O assustador haggis acompanhado por um copo de puro malte. Tudo é tão enganosamente pitoresco na Escócia que é fácil cair no estereótipo do montanhês sobre colinas pedregosas cortadas por nuvens cinzentas. Todas essas características estão lá para todos conhecermos, assim como é encantador descobrir novos panoramas nestas terras.
Lá você encontrará um dos eventos culturais mais dinâmicos e ricos do planeta, o Festival de Edimburgo. Cinema, artes performáticas, teatro, música, artistas de rua e instalações multimídia. Só indo para entender. Para exercitar um pouco o corpo você pode testar seu swing nos ancestrais campos de Saint Andrews, a terra natal do golfe, ou escalar o Ben Nevis, o ponto culminate do Reino Unido. Já que você está aqui nas Highlands, pague uma visita ao Loch Ness – um lago um tanto sem graça, mas em cujas águas vive (?) o célebre monstro, ou a ilha de Skye, com seu clima bruto e imprevisível. Isso sem falar nos célebres castelos de Eilean Donan e Cawdor.
Esta é a terra de Adam Smith e Graham Bell, de Sean Connery e Andrew Carnegie, dos exploradores James Clark Ross e David Livingstone. A Escócia é isto: uma terra de gente que conquistou o mundo, mas que conquista os corações de quem a visita.
COMO CHEGAR
O jeito mais fácil de chegar à Escócia é fazendo primeiro uma escala via Heathrow, em Londres, e daí para os aeroportos de Glasgow e Edimburgo. Por via terrestre as melhores opções são as linhas ferroviárias UK National Rail, operadas por companhias como a Virgin, ScotRail e EastCoast.