Garopaba

Site: http://garopaba.sc.gov.br

População: 18.144 hab

DDD: 48

Estado: Santa Catarina

Distância de outras cidades: Laguna, 69 km, Tubarão, 79 km, Florianópolis, 101 km, Torres, 233 km, Porto Alegre, 413 km

A via principal de Garopaba, a Avenida João Orestes de Araújo, leva direto à Praia de Garopaba (ou Central), o que a torna muito movimentada. As melhores opções gastronômicas estão ali perto, no Centro, mas os pontos mais bonitos do litoral ficam afastados: a Praia da Silveira, com acesso somente por estrada de terra, e a da Ferrugem, que tem um vilarejo ao seu redor. Não deixe de conhecer as Dunas do Siriú, que têm barracas que alugam pranchas de sandboard. No inverno, também há motivo para conhecer a região: é quando as baleias-francas chegam ao litoral catarinense.

COMO CHEGAR

Como Chegar – A BR-101 é o caminho natural para chegar em Garopaba. Em fase final de duplicação, os trechos Florianópolis/Garopaba e Osório/Garopaba tem pontos em obras e os poucos quilômetros ainda em pista simples têm intenso tráfego. Antes de chegar na praia, ainda é preciso vencer os 17 km da SC-434.

COMO CIRCULAR

A maioria das praias da região são alcançadas por acessos a partir da SC-434. Ainda no centro de Garopaba, sai a estrada que leva as praias do norte (Siriu e Gamboa), assim como a íngreme estradinha de terra de 3 km que vai até Silveiras. Pela SC-434, o primeiro acesso leva à badalada Praia da Ferrugem. Após 5 km, vem a entrada da Praia da Barra (que também pode ser alcançada pela Ferrugem). O próximo acesso vai até as praias do Ouvidor e do Rosa.

ONDE FICAR

Localizada na Praia da Silveira, a Morada Prainha fica no alto do morro, com vista privilegiada do mar. Já a Pousada Arthemis, na Ferrugem, está longe do agito, mas no caminho que leva para a praia. Já a Pousada Saint Germain exige carro para quem não quer encarar a íngreme subida a pé. Do alto, se vê toda a Garopaba.

SUGESTÕES DE ROTEIROS

2 dias – Conheça as praias Garopaba (Central), Silveira, que é voltada para o surfe, e Ferrugem, conhecida pelas baladas. Entre julho e novembro, reservar um período para o passeio de barco para observação de baleias-francas.

4 dias – Com mais tempo, visite a badalada Praia do Rosa e a quase intocada Praia Vermelha, que tem acesso por trilha a partir da Praia do Rosa.

7 dias – Aproveite para praticar sandboard nas dunas de Siriu e fazer um bate e volta na Guarda do Embaú.

QUANDO IR

De novembro a março para curtir as praias e de julho a novembro para observar baleias-francas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s