Fátima

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h12 - Publicado em 2 ago 2012, 12h25

Em 1917, três crianças pastoras — Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto — testemunharam uma suposta série de aparições da Virgem Maria. Cercados inicialmente de descrença por parte da população e da própria igreja católica, fenômenos naturais ocorridos durante um dos eventos fez muitos mudarem de ideia.

Hoje a pequena cidade de Fátima, o mais importante santuário católico de Portugal, atrai anualmente cerca de 4 milhões de peregrinos. Boa parte desta grande popularidade veio da força do culto mariano, rejuvenecido no século 20, e também de sua adoração por parte do papa João Paulo II. O santo padre polonês, guardião dos três mistérios revelados pela Virgem às crianças, visitou Fátima por três vezes e beatificou duas das crianças — os irmãos Francisco e Jacinta — em 13 de Maio de 2000, aniversário da primeira aparição. Lúcia, prima dos outros dois pastorinhos e falecida em 2005, teve seu processo de beatificação iniciado em 2008.

O principal centro de peregrinação da cidade é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, consagrada em 1953. Por sua ampla praça principal chegam milhares de fiéis, muitos percorrendo o caminho final de joelhos ou prostrados. Muitos fazem vigílias noturnas, rezando o terço a luz de velas, em datas comemorativas e relembrando as datas das aparições. Os dias 13, e principalmente os de maio e outubro, costumam lotar a cidade de pessoas.

COMO CHEGAR

Fátima é facilmente acessível a partir de Lisboa ou Porto e é um passeio simples, tanto um bate e volta a partir da capital como seguindo caminho através da rodovia A1, a principal de Portugal. Apesar de haver ônibus frequentes até a cidade, uma ótima alternativa é alugar um carro. Fique ao menos duas horas em Fátima e depois conheça outros destinos intessantes na região, como Tomar (32 quilômetros de distância), Batalha (18 km) e Alcobaça (40 km).

 

 

Informações ao viajante

Línguas: Português

Melhor época para visitar: Os dias 13 de cada mês são bem movimentados; 13 de Maio e Outubro são as datas mais disputadas

Publicidade