- Europakeyboard_arrow_right
- Portugalkeyboard_arrow_right
- Douro e Trás-os-Montes
-
1. Alto Douro - Portugal
zoom_out_map
1/11 Alto Douro (Thinkstock)
-
2. Os vinhedos qye ornam o sinuoso Douro, em Portugal
zoom_out_map
2/11 Os vinhedos que ornam o sinuoso Douro (Carol da Riva)
-
3. Na região montanhosa do Douro, as uvas são colhidas e fermentadas para dar origem ao famoso vinho do Porto
zoom_out_map
3/11 Na região montanhosa do Douro, as uvas são colhidas e fermentadas para dar origem ao famoso vinho do Porto (J.P.SottoMayor/Turismo de Portugal)
-
4. Rio Douro, em Portugal - Papéis de parede da VT
zoom_out_map
4/11 Rio Douro, em Portugal (Carol da Riva)
-
5. Barcos também levam turistas pelo Rio Douro, em Portugal
zoom_out_map
5/11 Barcos também levam turistas pelo Rio Douro (Carol da Riva)
-
6. O restaurante DOC, que levou a alta gastronomia ao Douro, em Portugal
zoom_out_map
6/11 O restaurante DOC, que levou a alta gastronomia ao Douro (Carol da Riva)
-
7. Bragança - Portugal
zoom_out_map
7/11 Castelo de Bragança, na região de Trás-os-Montes (/miguelvieira/Flickr/Creative Commons)
-
8. Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes
zoom_out_map
8/11 Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes (José Moutinho/Flickr/Creative Commons)
-
9. Região do Alto Douro, Portugal
zoom_out_map
9/11 Estrada que leva ao Alto Douro (darioalvarez/Flickr/Creative Commons)
-
10. Região do Alto Douro, Portugal
zoom_out_map
10/11 Oliveiras na região do Alto Douro (Aires Almeida/Flickr/Creative Commons)
-
11. Vindima - colheita da uva - em Santa Marta de Penaguião, região do Douro, Portugal
zoom_out_map
11/11 Em setembro, começa a festa da vindima (colheita da uva) na região; na foto, agricultor colhe as frutas para fabricar o vinho em Santa Marta de Penaguião, uma vila de pouco mais de mil habitantes, ao norte do Douro (Alegna13/Wikimedia commons)
Se você passar pela região do Douro durante os meses de setembro e outubro é provável que não encontre uma alma viva de mãos limpas. Essa é a época da vindima, a colheita e pisa das uvas, quando todos ficam com as palmas e plantas dos pés pretas por causa da tinta da casca da fruta. Afinal, estamos na terra do cobiçado vinho do Porto, e tudo aqui gira em volta dele. A região, antigamente de difícil acesso, hoje tem estradas e linhas férreas, mas viveu durante muito tempo isolada do mundo. Por isso, conserva ares intocados e uma paisagem que é Patrimônio da Humanidade, com vinhedos espalhados por escarpas íngremes e o rio correndo manso lá embaixo. Nos últimos anos, dezenas de hotéis de charme e alguns restaurantes gourmet surgiram para mimar os turistas mais exigentes. Mas nada que descaracterize a graça original desse cantinho do país. Estando lá, estique até a vizinha região de Trás-os-Montes, escondida atrás de imensas cadeias montanhosas (daí o nome). É ainda mais isolada e agreste, com pequenos vilarejos que são pura tradição.
Como chegar
De carro, a partir do Porto, basta seguir pela IP -4. São cerca de 100 quilômetros até a região do Douro e mais 100 quilômetros para chegar em Bragança. De Lisboa até Trás-os-Montes percorrem-se cerca de 500 quilômetros de estrada, primeiro pela A-1, depois pela A-4 e, em seguida, pela IP -4 (com pedágio). Para o Douro também há trens que partem da estação de Campanhã, no Porto (www.cp.pt). Outra opção são os ônibus que ligam as principais cidades portuguesas ao norte do país (www.rodonorte.pt, www.rede-expressos.pt e www.santosviagensturismo.pt).