Cuiabá

Por Adrian Medeiros Atualizado em 6 jun 2023, 17h33 - Publicado em 9 set 2011, 20h06

Cuiabá, a capital mato-grossense, é o ponto de partida para chegar à Chapada dos Guimarães, a 69 km de distância, e ao Pantanal Norte.

Essa proximidade se reflete em seus vários restaurantes, que servem rodízio de peixes pantaneiros, e na melhor casa da cidade: o Mahalo, que usa ingredientes regionais em receitas de base francesa.

Atenção: o fuso horário do Mato Grosso tem uma hora a menos em relação a Brasília.

COMO CHEGAR EM CUIABÁ

A BR-364, desde Goiás, e a BR-163, a partir de Mato Grosso do Sul, são os principais acessos para quem vem de Brasília e das capitais do Sul e Sudeste.

A BR-070 para Rondônia e a sequência da BR-163 para Santarém – esta com grandes trechos de terra no estado do Pará – ligam a capital mato-grossense aos estados da região Norte.

O Aeroporto Marechal Rondon fica na vizinha cidade de Várzea Grande, a oito quilômetros do centro de Cuiabá, e recebe voos das principais capitais brasileiras.

HOTÉIS EM CUIABÁ

O crescimento do agronegócio e a escolha da cidade como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 fizeram crescer o número de hotéis nos últimos anos. A maioria é de perfil executivo, caracterizado por acomodações compactas e poucas áreas de lazer. Busque o seu hotel em Cuiabá.

ONDE COMER EM CUIABÁ

Na cidade predominam receitas com pescados. A cena gastronômica concentra-se no centro, em Goiabeiras, Duque de caxias, Popular e Quilombo.

O restaurante mais famoso da cidade é o Mahalo, que usa ingredientes regionais em receitas de base francesa.

O QUE FAZER EM CUIABÁ

Opções de lazer não são o forte de Cuiabá. Por isso, quem tem um tempinho a mais pode contratar os passeios de um dia para os principais destinos turísticos do estado.

Num raio de até 170km da capital estão as cachoeiras e as grutas da Chapada dos Guimarães, os rios cristalinos de Nobres e a exuberância do Pantanal.

QUANDO IR PARA CUIABÁ

Faz calor o ano inteiro, com termômetros batendo acima dos 30°C. Os meses de verão concentram as chuvas (que rareiam no inverno). Nos dias úteis, o público de negócios movimenta os hotéis.

Busque hospedagem em Cuiabá

Leia tudo sobre o Mato Grosso

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade