Braga

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 26 set 2011, 11h39

No coração da verdejante região do Minho, Braga é um dos maiores centros religiosos de Portugal e, como tal, é farta em igrejas seculares, como a de Santa Cruz e a Catedral da Sé. No alto de uma colina, o Santuário do Bom Jesus desponta como importante ponto de peregrinação. Atrás, no Monte Sameiro, uma estátua colossal de Nossa Senhora abençoa a região. Jardins, parques e solários do século 18 completam o cenário, que ganha sabor único em cozinhas especializadas nos tradicionais arroz de pato e bacalhau à minhota. Braga é a cidade mais antiga de Portugal. Possui mais de 2 mil anos de história, desde quando foi fundada por romanos com o nome de Bracara Augusta, entre 300 e 400 a.C., e tornou-se capital do império no norte da Ibéria. As ruínas dessa fase áurea ainda subsistem no complexo arqueológico. Mas os bracarenses não vivem só do passado. Muito ao contrário: suas universidades, restaurantes contemporâneos, festas de estudantes e bares animados envolvem as ruas em aura tão jovial que a cidade foi eleita Capital Europeia da Juventude 2012.

COMO CHEGAR

A partir do Porto, para chegar a Braga, basta seguir pela IP-1. São cerca de 100 quilômetros até a região. De Lisboa percorrem-se cerca de 400 quilômetros de estrada, primeiro pela A-1 e depois pela A-3 até Braga. Também há trens que partem da estação Campanhã, no Porto, e das estações de Santa Apolónia e do Oriente, em Lisboa (www.cp.pt). Outra opção são os ônibus que ligam as principais cidades portuguesas ao norte do país (www.rodonorte.pt, www.rede-express.pt e www.santosviagensturismo.pt).

Informações ao viajante

Línguas: Português

Saúde: Para entrar em Portugal, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: No verão (de junho a agosto) chove pouco e há festas em várias regiões do país. Por outro lado, as temperaturas podem chegar a 40ºC e tudo fica mais cheio. Os meses de maio, durante a primavera, e setembro e outubro, no outono, têm temperaturas amenas e a vantagem de preços mais baixos. Portugal é um país muito religioso e pode ser interessante participar de suas comemorações. Entre maio e outubro, em todos os dias 13, há festas e romarias, pois eles marcam as aparições de Nossa Senhora em Fátima. Junho é o mês das Festas dos Santos Populares.

Publicidade