Belfast

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 15h59 - Publicado em 4 nov 2015, 15h46

Pequena, arejada e com boas atrações culturais. Definir Belfast em poucas palavras não é fácil. Afinal de contas, a capital da Irlanda do Norte foi um dos grandes palcos dos conflitos que marcaram o país, quando católicos e protestantes manifestaram opiniões contrárias quanto a sua independência do Reino Unido. Ou seja: há uma certa complexidade por aqui.

Hoje, com pouco mais de 300 mil habitantes, ela está longe da badalação de grandes cidades britânicas, como Londres. Apesar disso, a cidade que viu nascer o Titanic possui opções de passeios bacanas, que preenchem facilmente um final de semana – e convidam o visitante a retornar. 

Cercada por belas montanhas, a cidade também é centro de manifestações artísticas. Caminhar por suas ruas é ter a certeza de se deparar com grafites e outras intervenções urbanas. Compacta, mas ainda assim fascinante. 

COMO CHEGAR

Empresas como a Air France, a Britsh Airways, a TAM e a KLM operam voos de São Paulo e do Rio de Janeiro até o aeroporto da capital, com conexões em cidades como Paris, Londres e Amsterdã.

ATRAÇÕES

O edifício da Câmara Municipal, sede da prefeitura, está entre os mais bonitos da cidade – sobretudo à noite, quando fica todo iluminado. Seu interior guarda mármores, vitrais, um salão de festas e uma bela escadaria. Por aqui, é possível fazer visitas guiadas e observar suas obras de arte públicas. 

Outra bela construção que encanta os visitantes é o Castelo de Belfast. Além de fazer tours e participar de eventos, o visitante pode agendar casamentos e jantar no restaurante acoplado, o Cellar Restaurant. 

Se desejar um programa cultural, que tal visitar o Titanic Belfast? Inaugurado em 2012, o museu conta a história da contrução de um dos navios mais famosos do mundo, erguido na capital, além de revelar em detalhes o trágico acidente em decorrência de um choque com um iceberg em 1912, que provocou seu naufrágio. O resultado todo mundo já sabe: mais de 1500 mortos e a inspiração de um filme dirigido por James Cameron, que foi um imenso sucesso de bilheteria. Ou seja: não há dúvidas de que a visita valha a pena. 

Se o passeio pede por uma atmosfera mais tranquila, o Jardim Botânico é o lugar ideal: são diversas espécies de plantas tropicais e até de aves. O espaço é amplamente visitado por moradores, estudantes e turistas, que o procuram inclusive durante shows e eventos. 

RESTAURANTES

Como é de praxe no Reino Unido, Belfast oferece boas opções de pubs. Um dos mais tradicionais é o The Crown Liquor Saloon, de ambiente aconchegante e com opções variadas de cervejas e petiscos. 

O Ginger Bistrô, por outro lado, aposta em receitas mais elaboradas, acompanhadas de uma boa carta de vinhos – isso tudo sem esquecer de pratos britânicos tradicionais, como o Fish and Chips. 

Com ambiente rústico e acolhedor, o Howard Street oferece opções saborosas como o risoto ao curry e a batata gratinada com cebolas caramelizadas, acompanhada de vegetais e vinagrete. 

Por Camila Honorato | 4/11/2015

LEIA MAIS:

 Guia de viagem – Reino Unido

 Guia de viagem – Irlanda do Norte

 As imagens e destinos mais clássicos do Reino Unido

 12 melhores destinos no Reino Unido, a partir de Londres

 Conheça a história e as atrações de Londres

Informações ao viajante

Línguas: Inglês e irlandês

Saúde: Nenhuma vacina é obrigatória

Melhor época para visitar: Durante o verão, entre julho e agosto, quando as temperaturas estão mais agradáveis e é possível explorar melhor as atrações do país

Publicidade