-
1. Giants Causeway, County Antrim, Irlanda do Norte
zoom_out_map
1/15 Localizada no condado de Antrim, na Irlanda do Norte, a Giants Causeway (em português, Calçada do Gigante) forma um conjunto de colunas prismáticas que formam um cenário peculiar (Thinkstock)
-
2. Giant Causeway, Patrimônio da Unesco, Irlanda do Norte
zoom_out_map
2/15 Considerada o mais belo cartão postal da Irlanda do Norte, a Giants Causeway é tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1986. (Thinkstock)
-
3. The Giants Causeway, Co. Antrim, Irlanda do Norte
zoom_out_map
3/15 As formações peculiares que compõem o cenário da Giants Causeway é resultado de uma intensa atividade vulcânica na região, ocorrida há milhares de anos (Giuseppe Milo/Flickr/Creative Commons)
-
4. The Giants Causeway, Co. Antrim, Irlanda do Norte
zoom_out_map
4/15 A paisagem única formada pela Giants Causeway é alvo de diversos mitos e lendas. Tombado como Patrimônio da Unesco, ela é parada obrigatória na Irlanda do Norte (Giuseppe Milo/Flickr/Creative Commons)
-
5. Dunluce Castle, Irlanda do Norte
zoom_out_map
5/15 O Castelo de Dunluce, em Antrim, na Irlanda do Norte, reúne amplas e belas ruínas à beira de um precipício. Ele pode ser acessado através de uma ponte, nas proximidades de Bushmills (Thinkstock)
-
6. Pôr do sol etéreo em Ballintoy, Irlanda do Norte
zoom_out_map
6/15 A pequena vila de Ballintoy é formada por paisagens pitorescas e já serviu como cenário para as gravações da segunda temporada da série Game of Thrones (Thinkstock)
-
7. Carrick-a-Rede rope bridge, Irlanda do Norte
zoom_out_map
7/15 Nos arredores de Ballintoy, a ponte Carrick-a-Rede Rope é considerada a mais famosa da Irlanda do Norte. Com vinte metros de extensão, ela é um dos grandes atrativos de turistas que visitam o país (Ian McWilliams/Flickr/Creative Commons)
-
8. Faculdade Dominicana em Portstewart, Irlanda do Norte
zoom_out_map
8/15 A Faculdade Dominicana de Portstewart fica situada em uma região privilegiada da cidade, com vista para o mar. Ela é marcada como uma das instituições mais tradicionais da Irlanda do Norte (Thinkstock)
-
9. Portstewart, Irlanda do Norte
zoom_out_map
9/15 A pequena cidade de Portstewart é composta por belas paisagens. Suas praias, aliás, são compostas por grandes faixas de areia e extremamente populares entre famílias e surfistas (Thinkstock)
-
10. Vista do Oceano Atlântico em Portstewart, Irlanda do Norte
zoom_out_map
10/15 A pequena cidade de Portstewart é composta por belas paisagens. Suas praias, aliás, são compostas por grandes faixas de areia e extremamente populares entre famílias e surfistas (Thinkstock)
-
11. The house in Torr Head, Northern Ireland
zoom_out_map
11/15 A Torr Head é formada por uma grande costa. Em meados de 1800, ela foi considerada um importante ponto de passagem de navios vindos de Londres (Giuseppe Milo/Flickr/Creative Commons)
-
12. The Navan fort, Armagh, Irlanda do Norte
zoom_out_map
12/15 O Navan Centre and Fort é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Irlanda do Norte. O lugar foi inspiração de diversas lendas celtas (Giuseppe Milo/Flickr/Creative Commons)
-
13. St Columbs Cathedral in Derry, Irlanda do Norte
zoom_out_map
13/15 Datada de 1633, a bela St. Columbus Cathedral situa-se na cidade de Derry e impressiona com sua arquitetura e imponência (Nico Kaiser/Flickr/Creative Commons)
-
14. Centro Turístico Belfast, Irlanda do Norte
zoom_out_map
14/15 Na capital Belfast, uma das grandes pedidas é visitar o Titanic Belfast, museu aberto em 2012. Dedicado a um dos mais emblemáticos navios da história, ele mostra em detalhes o processo de construção e conta mais sobre o triste naufrágio, ocorrido em 1912 após um choque com um iceberg, que deixou mais de 1500 mortos (Nico Kaiser/Flickr/Creative Commons)
-
15. Castelo de Belfast, Irlanda do Norte
zoom_out_map
15/15 O lindo Castelo de Belfast, situado na capital do país, foi inaugurado em agosto de 1906. Hoje, ele é o lar de diversos eventos, conferências e até casamentos (Thinkstock)
Confundir a Irlanda com a Irlanda do Norte é um erro muito comum entre as pessoas. No entanto, é preciso ter em mente que há uma diferença primordial entre os dois países: o primeiro é uma nação independente, enquanto o segundo é parte constituinte do Reino Unido.
Ser parte da Grã-Bretanha, aliás, é um fato que gerou sérios conflitos armados no final do século 20, resultando na perda de muitas vidas. Uma parte da população, de maioria católica, era favorável à independência do Estado e junção com a República da Irlanda. Os protestantes, por outro lado, eram favoráveis à permanência.
Hoje em dia, ainda que muitas opiniões continuem divididas, o clima é de paz. O país tem uma semelhança com a Irlanda que vai muito além do nome: aqui, também tem o idioma irlandês, o inglês carregado de sotaque e belas paisagens bucólicas dos cenários naturais. A boa receptividade de seu povo, por outro lado, convida o visitante a conhecer belas construções históricas, a experimentar uma vida noturna divertida e a fazer boas compras.
COMO CHEGAR
Empresas como a Air France, a Britsh Airways, a TAM e a KLM operam voos de São Paulo e do Rio de Janeiro até o aeroporto da capital Belfast, com conexões em cidades como Paris, Londres e Amsterdã.
ATRAÇÕES
A Giant’s Causeway é o cartão-postal mais emblemático do país. Seu cenário peculiar é composto por rochas em um conjunto de mais de quarenta mil colunas prismáticas, resultado de milhares de anos de atividades vulcânicas. Desde 1986, ela é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Nas proximidades de Bushmills, o Castelo de Dunluce encanta com suas belas ruínas, datadas da Idade Média. Localizadas à beira de um precipício, com uma visão incrível do mar, elas pedem uma pausa para fotos.
Nos arredores de Ballintoy, é possível atravessar a emblemática ponte Carrick-a-Rede Rope, a mais famosa do país e que atrai turistas do mundo inteiro. A pequena vila também ofereceu seus belos cenários como pano de fundo da segunda temporada da série de TV Game of Thrones, da HBO.
Se quiser conhecer um pouco das praias do país, o destino certo é a pequena cidade de Portstewart. Suas faixas de areia são ideais para famílias com crianças. O mar, por outro lado, é ideal para surfe.
Na capital Belfast, não faltam construções históricas e atrações para entreter o visitante. Uma delas é a Titanic Belfast, um museu aberto em 2012 em homenagem ao navio homônimo, que nasceu na cidade. Por aqui, é possível conhecer mais sobre o processo de construção do navio e entender seu trágico naufrágio em 1912, decorrido de um choque contra um iceberg e que matou mais de 1500 pessoas.
Por Camila Honorato | Publicado em 3/11/2015.
LEIA MAIS:
• Guia de viagem: Irlanda
• Guia de viagem: Belfast, Irlanda do Norte
• As imagens e destinos mais clássicos do Reino Unido
• Veja fotos das paisagens mais espetaculares dos países nórdicos