Barreirinhas
Barreirinhas, o maior município da região, é a principal porta de entrada ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e abriga a maioria das agências de turismo. Basta, no entanto, dar uma volta pelas ruas para perceber que a cidade cresceu mais rápido do que deveria: muitas vias são de terra, o trânsito é desorganizado e falta estrutura. Mesmo assim, além da famosa Vaquejada, evento que ocorre em julho, o lugar sedia, vez ou outra, festivais de jazz e de cinema. À noite, turistas e moradores rumam para a Avenida Beira-Rio, com restaurantes, bares e barracas de artesanato.
Para mais dicas de transporte, passeios e roteiros na região, acesso o verbete Lençóis Maranhenses.
COMO CHEGAR
Ônibus da empresa Cisne Branco (3243-2847, www.cisnebrancoturismo.com.br) saem diariamente de São Luís para Barreirinhas em quatro horários (6h, 8h45, 14h e 19h30; R$ 28). A BRTur (3236-6056 e 9114-5813) faz o trajeto de van, às 5h e às 8h, e cobra R$ 40 por pessoa, com a conveniência de buscar o clienteno hotel. Se for de carro, utilize a BR-135 e a MA-402 – há sinalização, apesar de algumas placas estarem em más condições.
COMO CIRCULAR
Além de mototáxis, onipresentes nas ruas de Barreirinhas, há táxis a preços acessíveis. Quem se hospeda no Centro pode caminhar até a Avenida Beira-Rio, que abriga a maioria dos restaurantes e bares. Para conhecer dunas e lagoas, é preciso contratar passeios de jipe.