Continua após publicidade

Arezzo

Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h13 - Publicado em 17 nov 2011, 16h53

Ao chegar a Arezzo talvez você reconheça o cenário do filme A Vida É Bela (1997), de Roberto Benigni: um emaranhado de ruelas com cafés, lojas de antiguidades e empórios que vendem massas e vinhos.

A trilha sonora fica por conta de algum músico, muitas vezes mirim, que se senta em um caixote com uma sanfona e uma boina. Sim, há grandes chances de ele usar um colete xadrez.

A cidade sofreu bombardeios durante a Segunda Guerra, e a reconstrução moderna a deixou um pouco desfigurada, mas a parte que permaneceu intacta justifica com sobra a visita.

Como chegar

Da estação ferroviária partem trens da linha que passa por Roma e Florença. Esta está a apenas uma hora e quinze minutos de viagem, o que torna possível um bate-e-volta de um dia. Da Piazza della Repubblica saem ônibus para Cortona e Siena.

Quando ir

Se você quiser encontrar uma cidade mais agitada, programe sua viagem para a época da Giostra del Saracino: trata-se de são duelos medievais que ocorrem na Piazza Grande – com direito a roupa de época e tudo.

O evento mais importante do ano mexe com as emoções das pessoas no centro histórico de Arezzo: a cidade se divide em quatro times de cavaleiros, e as torcidas são animadas. A festa ocorre no terceiro sábado de junho e no primeiro domingo de setembro.

Além disso, a Fiera Antiquaria di Arezzo – a maior e mais famosa feira de antiquários da Toscana – ocorre nos primeiros finais de semana de cada mês, principalmente no domingo.

Publicidade