Continua após publicidade

Zoo de São Paulo celebra nascimento inédito de filhotes de espécie ameaçada

Dois bebês da espécie sagui-da-serra-escuro foram gerados pelo casal Rolo e Scarlet, que chegou à instituição ano passado

Por Da Redação
Atualizado em 4 nov 2024, 12h23 - Publicado em 2 nov 2024, 20h00

O Zoológico de São Paulo comemora um avanço significativo na conservação da fauna brasileira com o nascimento, no dia 11 de outubro, de dois filhotes de sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie ameaçada de extinção.

Os recém-nascidos são filhos do casal Rolo e Scarlet, que chegaram à instituição ano passado seguindo as recomendações do programa de conservação, vinculado ao Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da preguiça-de-coleira, coordenado pelo ICMBio.

O casal passou a integrar a área de visitação do Zoo neste ano e a rotina da família é acompanhada de perto pela equipe técnica. “Não interferimos nos cuidados, a menos que seja necessário, e a Scarlet está se saindo uma ótima mãe”, explica o biólogo Luan Moraes, que também destaca o papel ativo do pai na criação: “é o pai quem carrega os filhotes, enquanto a mãe cuida dos bebês no momento da amamentação”, diz.

A importância da espécie na conservação da biodiversidade

Popularmente conhecidos como sagui-caveirinha, esses primatas, da família Callitrichidae, são nativos de pequenas áreas da Mata Atlântica nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Eles desempenham papeis ecológicos cruciais, como a dispersão de sementes e o controle de insetos, sendo fundamentais para o equilíbrio do ecossistema e a manutenção da biodiversidade. No entanto, sua sobrevivência está ameaçada por diversos fatores, como expansão urbana, incêndios florestais, desmatamento e competição com espécies invasoras.

Atualmente, a espécie é classificada como “Em Perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Continua após a publicidade

Sobre o Zoológico

O Zoológico de São Paulo, localizado em uma área de mais de 450 mil metros quadrados de Mata Atlântica, abriga mais de 2.200 animais de 300 espécies, incluindo diversas nativas da região, como o sagui-da-serra-escura, o mico-leão -preto, o macaco muriqui, entre outros.

Serviço

Onde? Avenida Miguel Estefno, 4241 – Água Funda

Quando? Das 9h às 17h (bilheteria até às 16h).

Quanto? R$ 79,90 a inteira e R$ 39,90 a meia entrada. Até 31 de outubro, crianças de até 12 anos acompanhadas por um adulto pagante não pagam. Compra pelo site.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade