Vale dos Frades reúne paisagens de cinema na região serrana do Rio

Montanhas e cachoeiras atraem entusiastas de trilhas e escaladas para um mergulho na natureza

Por Clarice Sena
17 Maio 2025, 18h00
Vale_do_Rio_dos_Frades
Área do Vale do Rio dos Frades é preservada por Área de Proteção Ambiental (Noelratto/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

A região serrana do Rio de Janeiro é conhecida por suas paisagens verdes e clima ameno. Um dos pontos mais bonitos dessa região é o Vale dos Frades, situado no trecho entre Teresópolis e Nova Friburgo, a RJ-130 ou Terê-Fri, para os íntimos. O Vale tem várias formações rochosas e cachoeiras muito bonitas, que já serviram de cenário para filmes e novelas.

A visita ao Vale dos Frades é um ótimo programa para quem está em busca de atividades ao ar livre como trilhas, escaladas, passeios de bicicleta e acampamentos. As belezas naturais da região são protegidas pela Área de Proteção Ambiental (APA) delimitada na Bacia dos Padres e no Parque Estadual dos Três Picos. 

Vale dos Frades compõe área de preservação da Mata Atlântica

Para chegar ao Vale dos Frades, é necessário se deslocar até Teresópolis, a aproximadamente 90 km da capital fluminense. Na parte alta da cidade fica o acesso para o Parque Estadual dos Três Picos, aberto todos os dias das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

O Parque possui mais de 65 mil hectares e abrange os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. A área de conservação é reconhecida internacionalmente pela sua biodiversidade, especialmente pela preservação de espécies de aves da Mata Atlântica.

A variação de altitude também surpreende, indo dos 100 até os 2.316 metros do Pico Maior de Friburgo, considerado o ponto mais alto da Serra do Mar. Para chegar até o topo é possível fazer escaladas no paredão de pedra na face leste ou trilhas.

Continua após a publicidade

Outras montanhas conhecidas do Parque são Três Picos, Capacete, Morro dos Cabritos e Pedra D’Anta.

Parque_Estadual_dos_Três_Picos_Angelo_Chernicharo_1
Parque Estadual dos Três Picos conta com paisagens ideias para assistir ao pôr do sol (Achernicharo/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Montanhas e córregos atraem visitantes ao Vale dos Frades

A grande atração do Vale é a famosa Cachoeira dos Frades. A queda d’água de 10 metros de altura forma um belo poço com aproximadamente 120 m², propícia para banhos. Nas proximidades da cachoeira fica o acesso para a formação rochosa conhecida como Dois Bicos ou Frade e a Freira, próxima ao quilômetro 20 da estrada Teresópolis-Friburgo.

Continua após a publicidade
Cachoeira_dos_Frades_HDR_1
Cachoeira dos Frades forma poço ótimo para nadar e aproveitar um dia de sol no Vale dos Frades (Filipo Tardim/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

A cachoeira também é um dos principais pontos da famosa Travessia Vale dos Deuses x Vale dos Frades. Para encontrar a entrada das trilhas, o ideal é se dirigir até um dos núcleos do Parque dos Três Picos, como o Núcleo Jacarandá ou o Núcleo Vale da Revolta.

Nas proximidades, outros pontos de interesse são o Mirante Caixa de Fósforo e o Morro Cabeça do Dragão. Caso queira contratar um guia, o município de Teresópolis tem uma lista de profissionais credenciados na página oficial.

Continua após a publicidade

A acomodação Refúgio no Vale dos Frades no Airbnb fica a 20 minutos de caminhada da cachoeira Vale dos Frades.

Busque hospedagem na região do Vale dos Frades

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade