Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Tiradentes recebe nova edição do Festival Artes Vertentes

Com o tema “Entre as margens do Atlântico”, evento em setembro discute a diáspora africana e cruza barreiras entre erudito e popular

Por Thiago Müller
5 set 2025, 16h00 •
festival-artes-vertentes
Festival reúne diferentes expressões artísticas (Festival Artes Vertentes/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A histórica cidade mineira de Tiradentes recebe, entre 11 e 21 de setembro, a 14ª edição do Festival Artes Vertentes. Criado em 2012, neste ano tema do evento, “Entre as Margens do Atlântico”, vai conectar Tiradentes, São João Del Rei e Vitoriano Veloso por meio de obras que transitam entre música, literatura, teatro, cinema e artes visuais.

    A edição também marca os 200 anos de relações entre França e Brasil. Por investigar o Atlântico e suas relações culturais, como um espaço de transmissão e ressignificação, o evento promete cruzar as divisões tradicionais da arte erudita e popular.

    Atrações da edição

    A abertura oficial será em 11 de setembro, com corais e grupos de música. A musicalidade, por sinal, marcará todo o percurso do evento, com apresentações que vão de músicos eruditos europeus à celebração da memória dos povos originários e de origem africana.

    Para além disso, também acontecerão rodas de conversas sobre as musicalidades, como jazz, canção popular brasileira e preces tradicionais.

    No campo da literatura, escritores de diversos estilos de poesia e prosa estarão presentes, debatendo temas relativos ao antirracismo, ao questionamento de heranças coloniais e à reconexão com memórias ancestrais.

    Continua após a publicidade

    Os Cafés Literários trazem conversas e sessões de autógrafos com autores que lançam livros no festival. Já os Ciclos de Ideias, com debates de escritores, artistas e intelectuais sobre os temas caros ao festival.

    Entre cinema e teatro, haverá ópera, filmes que rememoram a história de Congo, Angola, Moçambique e do Brasil, ligado à herança de saberes africanos.

    Com exceção de alguns concertos nas Igrejas (que custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia), a maior parte da programação é gratuita e aberta a visitantes e à comunidade local, incluindo momentos de interação, como os Cafés Literários e o Ciclo de Ideias. Todas as atrações e oficinas podem ser conferidas neste link.

    Continua após a publicidade

    Veja casas em Tiradentes para alugar no Airbnb

    Veja um guia sobre Tiradentes

    Reserve hospedagem em Tiradentes

    Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade