Serra Catarinense: paisagens, passeios e hospedagens
Atividades esportivas, trilhas em cânions e visitas a vinícolas estão entre opções de passeios na região
Destino certo para quem busca paisagens geladas ou roteiros de ecoturismo, a Serra Catarinense oferece opções de passeios para agradar os mais aventureiros e também quem busca um lugar para descansar.
Dezoito municípios compõem a região que é conhecida pelas temperaturas baixas, pelos morros, cascatas e estradas sinuosas margeando as encostas.
Entretenimento nos meses de inverno
Embora a Serra Catarinense também seja uma boa ideia de viagem para a temporada mais quente, não dá para escapar do charme dos dias mais frios na região. Afinal, alguns dos municípios da Serra são considerados os mais gelados do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
As menores temperaturas de 2024 foram registradas em São Joaquim, onde os termômetros bateram em -7,8 °C na madrugada de 30 de junho. Além de torcer pela chegada da neve – que nem sempre chega – e assim poder tirar um caminhão de fotos, dá para aproveitar a cidade visitando uma das várias vinícolas locais. A Vinhedos Monte Agudo e a Villa Francioni disponibilizam menus de degustação com produtos da Serra Catarinense. Na Leone di Venezia você pode combinar uma degustação com piquenique em meio aos parreirais.
Para visitar o Morro da Igreja, onde a temperatura mais baixa do Brasil foi registrada em 1996, é preciso fazer agendamento. O Morro e a conhecida Pedra Furada, estrutura geológica que forma uma paisagem marcante, ficam no Parque Nacional de São Joaquim, uma unidade de conservação.
Urubici é outro ponto gelado da Serra. No município vizinho a São Joaquim, é possível visitar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e o Parque Cascata do Avencal. Há atividades disponíveis para toda a família: pedalinho, cavalgada, tirolesa, rapel e mirantes para a cascata.
Turismo de aventura
Viagens de férias ou de final de semana podem servir para sair da rotina e se aventurar. Na Serra Catarinense, atrações de ecoturismo oferecem aos visitantes diferentes atividades que prometem divertir e desafiar.
Em Urubici, os apaixonados por ciclismo podem percorrer uma rota de bicicleta que passa por pontos como o Morro do Campestre e a Cascata Véu de Noiva.
Ver essa foto no Instagram
Ainda em Urubici, o Ecoparque Cachoeira Papuã disponibiliza passeios de skybike, em que o visitante atravessa um penhasco em uma bicicleta sustentada por cordas, a 150 metros de altura. Outra atividade permite que duas pessoas compartilhem uma refeição em uma mesa suspensa nas alturas. Para quem prefere se divertir com os pés no chão, há também um mirante.
Para quem deseja estender o passeio, o caminho que leva até o litoral catarinense, a Serra do Rio do Rastro, é uma atração por si só. Antes, vale passar na cidade de Bom Jardim da Serra, onde a visita ao Cânion das Laranjeiras é feita em veículos de passeio 4×4, que partem da Fazenda Rincão da Palha (reserve com antecedência).
Hospedagem na Serra Catarinense
A hospedagem com melhor estrutura na Serra Catarinense é a Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, que fica pertinho do mirante principal da Serra do Rio do Rastro. Os chalés são muito confortáveis, na área de lazer tem piscina aquecida e coberta e aos sábados à noite o churrasco é embalado por música gauchesca. O hotel também oferece experiências como um piquenique na beira do Cânion da Ronda.
Em Rio Rufino, ao lado de Urubici, a Pousada Recanto dos Pôneis tem hospedagem em chalés – e passeios a cavalo e pônei incluídos na estadia.
O Refúgio de Altitude em Urupema fica em meio à natureza e com acesso à Cachoeira do Rio Caixão. Dá para marcar um passeio no local sem sequer deixar a área da pousada.
Ver essa foto no Instagram