São Roque: Festival das Cerejeiras celebra cultura japonesa em julho

Com entrada gratuita, o evento terá florada das sakuras, shows, oficinas e gastronomia

Por Da Redação
3 jul 2025, 10h00
Festival das cerejeiras, Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque
Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque, possui mais de 800 pés de cerejeiras (Marcel Uyeta/Divulgação)
Continua após publicidade

A florada das cerejeiras volta a colorir o Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque, durante a 28ª edição do Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri. O evento gratuito ocorre em dois fins de semana, nos dias 5, 6, 12 e 13 de julho, e neste ano celebra também os 70 anos de fundação do Bunkyo, entidade voltada à preservação da cultura japonesa no Brasil.

O festival reúne mais de 800 pés de cerejeiras floridas, atividades culturais, apresentações artísticas, gastronomia típica e feiras de produtos artesanais. A expectativa é receber mais de 30 mil visitantes.

Entre as atrações, estão oficinas de cultura japonesa, cerimônia do chá, bazares, a 3ª Expo Bunkyo Agro, apresentações musicais e a tradicional cerimônia do Tooro Nagashi, em que lanternas flutuantes homenageiam os antepassados. Haverá também a possibilidade de participar do Tanabata, ritual japonês de fazer pedidos por meio de tiras de papel amarradas em bambus.

Festival das cerejeiras, Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque
Programação do Sakura Matsuri trará os principais artistas da comunidade nipo-brasileira em dois finais de semana, com entrada gratuita (Marcel Uyeta/Divulgação)

A programação artística inclui nomes conhecidos da comunidade nipo-brasileira, como Joe Hirata, Karen Ito e Pâmela Yuri. Em 2025, o festival também homenageia os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Outra novidade é o Concurso de Fotos promovido pela Fujifilm, com seleção de imagens para uma exposição especial.

Continua após a publicidade

O festival contará com estrutura de acessibilidade, incluindo intérpretes de Libras no palco, piso adaptado e banheiros para pessoas com deficiência. O espaço é pet friendly, com orientações para que tutores se responsabilizem pelos cuidados com os animais. No Espaço Melhor Idade, haverá atividades em parceria com o Ikoi no Sono, instituição dedicada à qualidade de vida da população idosa.

Leia tudo sobre São Roque

Busque hospedagem em São Roque

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade