Continua após publicidade

Rua das Pedras: saiba o que fazer no pedaço mais badalado de Búzios

Com um cardápio variadíssimo de restaurantes, bares e lojas, região é um charme e atrai gente de todos os cantos

Por Luana Pazutti
Atualizado em 15 jul 2024, 20h02 - Publicado em 13 jul 2024, 12h00
rua-das-pedras-buzios
Somente nos anos 1970 a rua ganhou as pedras que batizaram o lugar. Vazia assim, somente durante o dia (Marcelo César Augusto Romeo/Creative Commons/Flickr)
Continua após publicidade

A Rua das Pedras em Búzios é o encontro entre o charme histórico e o agito noturno. Se durante o dia fica quase às moscas, no fim de tarde torna-se um lugar delicioso para flanar, ver gente e jantar. A um pulo dali está a Orla Bardot, que é praticamente uma continuação. 

Por que “Rua das Pedras”?

O que antes era um desconhecido vilarejo de pescadores se tornou um chamariz para turistas, especialmente depois da visita da diva Brigitte Bardot, em 1964.

A atriz e ativista passou as férias na Pousada do Sol, localizada na Rua das Pedras, que, na época, era mais conhecida pelo seu nome oficial: Avenida José Bento Ribeiro Dantas. Sua vinda não apenas atraiu a curiosidade da imprensa internacional, como impulsionou o desenvolvimento local.

Em meados da década de 1970, foi instalado o calçamento de pedras, responsável por dar um novo apelido à rua, que logo se popularizou entre os moradores. Um acidente de trânsito acabou sendo a razão que faltava para que a via se tornasse exclusiva para pedestres, como é até hoje.

Restaurantes na Rua das Pedras

Sucesso há mais de 30 anos, os crepes com recheios diversos fazem do Chez Michou um dos pontos mais badalados da cidade. Outro estabelecimento tradicional é o Maria Maria Café, famoso pelos gelatos artesanais e pelo cardápio de doces e salgados.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maria Maria Cafe (@mariamariacafe)

Continua após a publicidade

De culinária contemporânea, o Restô Canto possui uma vista privilegiada para a praia. Há ainda os pratos italianos do Primitivo (apenas não deixe de pedir o nhoque, que derrete na boca), a mistura de temperos brasileiros e franceses do Pino Restaurante (com mesas na areia) e as carnes do Don Juan Restobar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Restô Canto (@restocanto)

Lojas na Rua das Pedras

A Rua das Pedras é um dos principais pontos comerciais de Búzios e reúne marcas famosas como Havaianas, Farm, Chilli Beans, Melissa, Animale, Carmen Steffens, Acqua Búzios, Reserva, Via Mia e Acquamare.

Continua após a publicidade

Uma curiosidade é que a primeira loja da Osklen foi aberta na Rua das Pedras em 1989, época em que vendia apenas casacos de inverno. A marca ainda possui uma unidade ali, no número 336.

A Travessa dos Arcos é o centro comercial mais charmoso e elegante do pedaço. O pátio interno guarda a linda escultura Menina na Fonte de autoria de Christina Motta, a mesma artista que fez a escultura da Brigitte Bardot, ali perto na Orla Bardot, e também dos Três Pescadores, um pouco adiante. A Perky vende mochilas e calçados, a Tempo de Búzios tem roupas femininas lindas; aproveite também para comer as tortas, doces e toasts da Narciso Confeitaria.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Travessa dos Arcos (@travessadosarcos)

A Rua das Pedras também tem agências de passeio que vendem tours pela região e Arraial do Cabo.

Continua após a publicidade

Na Travessa dos Pescadores, que corta a Rua das Pedras, há uma sala de cinema muito charmosa, a Gran Cine Bardot, que por ora está fechada pela falta de repasse de verba da prefeitura.

Encante-se com a Rua das Pedras

Vale conferir a programação cultural de Búzios, que tem eventos ao longo de todo o ano, como festivais de música, cinema e gastronomia. Uma dica é ir entre abril e maio, quando as temperaturas são mais amenas e há menos turistas (exceto feriados).

Há quem prefira aproveitar a tranquilidade do dia, podendo inclusive espiar as exposições nas galerias de arte. Contudo, é à noite que a Rua das Pedras atinge o seu ápice. Com luzes coloridas, estabelecimentos abertos a todo o vapor, muita música nos bares da região, calçadas lotadas.

E a Orla Bardot?

Não deixe de estender a caminhada pelo calçadão da charmosa Orla Bardot, um panorama lindo à beira-mar com barquinhos de pesca. Além de homenagear os nativos da cidade, como é o caso da estátua Três Pescadores, há também a estátua de Brigitte Bardot e do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que tinha uma casa de veraneio por ali e que hoje abriga o Restaurante Juscelino. Aproveite a caminhada e siga até a Praia dos Ossos e, na sequência, até as encantadoras Azeda e Azedinha. Sem dúvida é o passeio mais bucólico de se fazer em Búzios e o retorno para a Rua das Pedras, caso bata aquela preguiça, pode ser  feito em aquatáxi.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Buda Tours | Búzios RJ 🇧🇷 (@budatoursbrasil)

Saiba mais sobre restaurantes de Búzios

Leia tudo sobre Búzios

Busque hospedagem em Búzios

 

 

 

 

Publicidade