Continua após publicidade

Roteiro de um fim de semana em Ilha Grande

Da Vila do Abraão partem trilhas e passeios de barco com destinos a praias e lagoas naturais

Por Luana Pazutti
Atualizado em 31 ago 2024, 10h25 - Publicado em 31 ago 2024, 10h00
ilha-grande-praia
Ilha Grande tem grande variedade de trilhas e praias com águas cristalinas (Carlos Perez Couto/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Situada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a Ilha Grande é um arquipélago com quase 200 ilhotas, a cerca de 21 quilômetros de Angra dos Reis, que só pode ser acessado de barco. O destino é uma boa pedida tanto para quem quer se aventurar em trilhas quanto para quem deseja relaxar com o pé na areia (e uma vista deslumbrante).

Como chegar?

Não há circulação de carros de passeio por lá. Para conhecê-la, é preciso pegar um barco em um dos pontos de embarque, que estão localizados em Conceição de Jacareí, Mangaratiba e Angra dos Reis.

Desses três pontos, que possuem estacionamento, saem diariamente embarcações destinadas ao pequeno vilarejo de Palmas e à Vila do Abraão, que é a principal base da Ilha Grande. A duração do trajeto depende do barco, mas não costuma passar de uma hora.

Atrações em Ilha Grande

Vila do Abraão
Com diversas opções de bares e restaurantes, a Vila do Abraão é o local com melhor infraestrutura da ilha. Durante a noite, ela é o destino ideal para curtir música ao vivo.

Praia de Lopes Mendes
Considerada a praia mais bonita de Ilha Grande e uma das mais belas do país, Lopes Mendes se estende por cerca de três quilômetros. O mar ali é mais agitado, o que torna a praia uma ótima opção para a prática de surfe.

Praia do Aventureiro
Localizada em uma pequena vila de pescadores, a Praia do Aventureiro faz parte de uma área de proteção ambiental e é uma das paradas mais tradicionais dos passeios de barco. É nela que está situado um dos principais cartões-postais da região: o famoso “coqueiro deitado”.

Continua após a publicidade

Saco do Céu
O santuário ecológico, rico em biodiversidade, é uma enseada fechada de águas calmas. O seu nome celebra as noites de céu aberto, nas quais é possível vislumbrar as estrelas refletidas nas águas. O local costuma ser uma das paradas do passeio de barco.

saco-do-ceu-ilha-grande
Saco do Céu recebeu esse nome por refletir as estrelas à noite (ilhagrande.com.br/Divulgação)

Lagoa Azul e Lagoa Verde
A Lagoa Azul é uma piscina natural de águas cristalinas, cercada por pequenas ilhas. Já a Lagoa Verde é igualmente encantadora e pode render ótimos mergulhos. Os passeios de barco costumam a incluir pelo menos uma das duas lagoas no roteiro.

lagoa-azul-ilha-grande
Águas cristalinas da Lagoa Azul favorecem a prática de snorkel (ilhagrande.com.br/Divulgação)
Continua após a publicidade

+ A Civitatis tem passeio de lancha pela Lagoa Azul e pela Lagoa Verde

Museu do Cárcere e Praia de Dois Rios
Responsável por registrar a história e a memória do sistema carcerário brasileiro, o Museu do Cárcere está situado no antigo presídio Cândido Mendes, que funcionou entre 1903 e 1994. Foi ele que inspirou a obra Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramo. A instituição é parte do Ecomuseu Ilha Grande, vinculado à UERJ, que inclui outras visitações dedicadas ao meio ambiente. Saiba mais aqui. Próximo ao museu, está a Praia de Dois Rios. O grande diferencial desse lugar já está no seu nome: a praia é cercada por dois rios que desaguam no mar.

Trilha do Pico do Papagaio
Ideal para os aventureiros, a Trilha do Pico do Papagaio possui 982 metros de altura e oferece, no seu ponto mais alto, uma vista panorâmica da ilha. Considerada a mais difícil da região, a sua trajetória, incluindo subida e descida, leva cerca de seis horas para ser concluída.

Sugestão de roteiro para um fim de semana em Ilha Grande

Ao chegar no destino, uma sugestão é começar o passeio pela própria Vila do Abraão, onde estão situadas as principais opções de hospedagem (veja opções de casas para alugar no Airbnb e busque hotéis no Booking).

Continua após a publicidade

À tarde, vale apostar na Praia de Lopes Mendes. A forma mais fácil de chegar é pegando um barco da Vila do Abraão rumo à Praia do Pouso, de onde parte uma trilha leve de um quilômetro até a Praia de Lopes Mendes em si.

No segundo dia, a recomendação é realizar um passeio de barco, que é uma das melhores maneiras de conhecer a ilha. Dependendo da modalidade escolhida, o tour pode passar por alguns dos principais pontos turísticos da região, como a Lagoa Azul, o Saco do Céu e a Praia do Aventureiro.

Mas atenção: certifique-se de que o horário de retorno do passeio permite que você pegue a última saída de volta ao continente, que costuma ser às 17h30.

+ A Civitatis tem passeio de barco por Ilha Grande

Continua após a publicidade

Com um dia a mais à disposição, uma possibilidade é fazer uma das muitas trilhas de Ilha Grande. A T13 (6 horas ida e volta) leva até o Pico do Papagaio, que fica mais de 900 metros acima do nível do mar e permite ver boa parte do litoral da ilha – trata-se de um percurso difícil e não indicado para iniciantes.

Já a T14 (5h30 ida e volta) conduz até a Praia dos Dois Rios, assim chamada porque há dois rios que desembocam cada um em um lado da praia. A T1 e a T2, mais leves, levam à Cachoeira da Feiticeira, de 15 metros de altura e com poço para banho.

pico-do-papagaio-ilha-grande
A quase mil metros de altura, Pico do Papagaio, que pode ser acessado por trilha, oferece a vista mais privilegiada da região (ilhagrande.com.br/Divulgação)

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Ilha Grande

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade