Continua após publicidade

Rio de Janeiro: o que fazer na 8ª rua mais legal do mundo

A rua Arnaldo Quintela, em Botafogo, foi escolhida pela Time Out por ter se tornado um hotspot culinário e pela agitação; confira o que fazer por lá

Por Rebeca de Ávila
21 mar 2024, 10h00
Xepa Bar, Rio de Janeiro
Xepa Bar, um dos points da rua, tem estética de feira e vende pastel com caldo de cana (Xepa Bar/Reprodução)
Continua após publicidade

A revista Time Out elegeu a Rua Arnaldo Quintela, em Botafogo, no Rio de Janeiro, como a 8ª mais “cool” do mundo! O agito da rua da Zona Sul acontece em bares, restaurantes e nas calçadas, que reúnem uma turma descolada e que se recusa a voltar cedo para casa.

Se antes a rua era dominada por mecânicas, concessionárias e sobrados residenciais, hoje essas construções dividem espaço com estabelecimentos bacanas de comida, bebida e cultura.

Segundo a Time Out, a Arnaldo Quintela se tornou um hotspot culinário, um dos critérios utilizados para criar o ranking com 30 ruas. A publicação considerou um combo de vida noturna e selecionou endereços onde estão pipocando novidades e agito.

Em 2021, a mesma Time Out elegeu a Rua Três Rios, no Bom Retiro, como a 7ª mais cool do mundo; veja aqui a reportagem.

O que fazer na Rua Arnaldo Quintela

A Time Out destacou oito estabelecimentos na rua: 

Quartinho Bar

Quem chega pela Rua General Polidoro, dá de cara com o muro rosa e letreiro neon do Quartinho. O cardápio criativo inclui drinks com açúcar explosivo e hambúrguer de polvo com barbecue, que você pode saborear sentado no longo balcão do bar ou em uma das cadeiras e sofás espalhadas pelo salão. A decoração inclui obras do artista plástico Jonas Aisengart, parceiro de Eduardo Mendes no comando do lugar.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Quartinho Bar (@quartinhobar)

Culto Bar

Saindo do Quartinho e seguindo pelo lado direito da rua, você se depara com as luzes vermelhas do Culto, um inferninho de rock. O cardápio tem versões veganas de todos os itens. Um dos hambúrgueres mais pedidos, o War Pigs, é feito com blend da casa, mussarela, bacon, geleia de pimenta e cebola frita. A versão Light My Fire substitui os ingredientes de origem animal por falafel e queijo vegano.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Culto (@culto_bar)

Xepa Bar

Ao lado Culto, o descontraído Xepa tem paredes coloridas por João Cordel e oferece cadeiras de praia e caixotes de feira como mesa. A trilha sonora de música brega acompanha as refeições feitas dentro da casa que se assemelha a um antigo armazém. Pedir a porção de torresmo de barriga com o drink Xepinha (caldo de cana, cachaça, maracujá e hortelã) é um clássico.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por XEPA BAR (@xepa.bar)

CALMA

No próximo quarteirão, o CALMA reúne um público clubber e tem vibe alternativa. Ao mesmo tempo que é um bar, o espaço realiza exposições e performances e em algumas noites tem DJs. O cardápio tem drinks autorais com nomes criativos, como a Margarita Decolonial, que combina cachaça, licor de laranja, limão, coentro e louro. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CALMA (@calma.tocalma)

Buteco Treme Treme

Definido como um bar tradicional pela Time Out, o Buteco Treme Treme fica na esquina do mesmo quarteirão do CALMA. Quem vai lá logo entende o nome do bar: a vibração do metrô que passa ali embaixo treme tudo. Noite adentro, a galera se amontoa na porta e pede bebidas tradicionais, como caipirinha, ou litrões de cerveja para ir com as porções.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Buteco treme treme (@butecotremetreme)

Ferro e Farinha

Seguindo para a próxima quadra, a Ferro e Farinha foi eleita quatro vezes como a “melhor pizza” pela VEJA RIO Comer & Beber. Com Sei Shiroma à frente, o diferencial da casa é investir em massas de fermentação natural assadas no forno a lenha. A Domenico, feita com molho de tomate, fior di latte, grana padano, manjericão assado e azeite faz parte do cardápio desde 2014, quando a pizzaria foi criada. A unidade da Arnaldo Quintela é uma das quatro abertas no Rio de Janeiro

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sei Shiroma (@seishiroma)

Mãe Joana

Em uma travessa da Arnaldo Quintela, na Rua Rodrigo de Brito, a Time Out indicou o Mãe Joana para quem busca uma boa roda de samba e pagode. A casa tem outras atrações como karaokê às quartas-feiras e espaços de barbearia e estúdio de tatuagem.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mãe Joana (@maejoana.rj)

Macuna 

Também em uma rua transversal, o Macuna fica na Fernandes Guimarães. É o lugar para quem busca ouvir rap e música eletrônica. No cardápio, os itens têm nomes de personalidades brasileiras, como o Hambúrguer Ben Jor, feito com blend da casa, costelinha de porco desfiada, salpicão de repolho, maçã verde e queijo bola no pão pretzel. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @macunaarte

Top 10 cidades mais cool, de acordo com a revista Time Out

1ª. High Street, Melbourne, Austrália

Continua após a publicidade

2ª. Hollywood Road, Hong Kong, China

3ª. Leste Onze, Austin, Texas

4ª. Calle Guatemala, Buenos Aires, Argentina

5ª. Commercial Drive, Vancouver, Canadá

6ª. Jalan Petaling, Kuala Lumpur, Malásia

7ª. Rua da Boavista, Lisboa, Portugal

8ª. Arnaldo Quintela, Rio de Janeiro, Brasil

9ª. Chazawa-dori, Tóquio, Japão

10ª. Consell de Cent, Barcelona, Espanha

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Busque hospedagem no Rio de Janeiro

Encontre os melhores voos para o Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade