Continua após publicidade

Evento Santa Teresa de Portas Abertas tem nova edição no Rio

32ª edição do Arte de Portas Abertas terá os bondes como temática; veja a programação de exposições e atividades

Por Malu Jansen
Atualizado em 6 set 2024, 18h26 - Publicado em 6 set 2024, 18h00
Largo do Curvelo, Santa Teresa, Rio de Janeiro
Largo do Curvelo é um dos pontos que receberá atividades culturais durante o evento (Rogério Zgiet/Flickr)
Continua após publicidade

A 32ª edição do Arte de Portas Abertas, evento de arte no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, vai acontecer nos dias 7, 8, 14 e 15 de setembro. Embora o ponto-sede do evento seja o Parque Glória Maria, as exposições e atividades não acontecem em um único local e se espalham por vários pontos do bairro, como ateliês, museus e praças. 

Esse ano, o evento celebrará a importância e as cores do bonde, meio de transporte muito importante para a região. A homenagem é uma forma de comemorar o processo de revitalização dos bondinhos: o primeiro trecho foi liberado no final de agosto

Ao todo, serão 78 atividades, entre exposições, oficinas, intervenções artísticas, atividades e apresentações. Um mapa completo com toda a programação prevista está no Instagram do evento:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Arte de Portas Abertas (@artedeportasabertasoficial)

Uma sugestão é começar o roteiro pelo Hotel MGallery (R. Alm. Alexandrino, 660) que terá a exposição “Matrizes do Lixo como Origem”, do artista carioca Gilson Martins. De lá, são 15 minutos de caminhada até o Parque Glória Maria, em que será possível passar por outros pontos de interesse do Arte de Portas Abertas, como os espaços Cine Santa e Casa Aprazível (no domingo, dia 8, vai ter roda de samba a partir das 14h; ingressos aqui). 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por O Santo Samba – RJ (@santosambarj)

Continua após a publicidade

Ainda no Parque Glória Maria, a Galeria Túnel sediará a exposição “Bondinhos de Santa Teresa: retratos de um Rio em movimento”, aberta das 9h às 18h. Depois, não deixe de dar uma espiada no Mirante Jorge Salomão, onde estará montado um palco com várias apresentações a partir do meio dia. 

No caminho, você também passará pelo Largo dos Guimarães e Largo do Curvelo, onde acontecerão intervenções artísticas ao longo da tarde. É por ali também que estão boa parte dos ateliês e atrações gastronômicas participantes do evento. 

Além disso, dois museus da região também terão programação: o Museu Chácara do Céu vai sediar uma feira de artesanato e gastronomia, enquanto o Museu Casa Benjamin Constant vai expor obras do artista Felipe Bardy. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu da Chácara do Céu (@museudachacaradoceu)

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade