Rio de Janeiro: 7 casas para alugar na Serra Fluminense

Chalés, sítios e casas de campo para aproveitar o clima serrano e a natureza em Itaipava, Lumiar, Araras e Teresópolis

Por Giovanna Simonetti Atualizado em 8 jun 2022, 12h11 - Publicado em 2 jun 2022, 11h26

Além dos deslumbrantes cenários montanhosos, cujas altitudes variam entre 300 e 2.800 metros, a Serra Fluminense reserva atrativos do Período Imperial e uma gastronomia fortemente influenciada pelos imigrantes europeus. As hospedagens, rústicas e charmosas, podem contar com lareiras, banheiras de hidromassagem e vistas privilegiadas para rios cristalinos. Veja a seguir, sugestões de sítios, chácaras e chalés para alugar nas cidades de Itaipava, Lumiar, Araras e Teresópolis:

ITAIPAVA

Condomínio Vale do Bonsucesso

Condomínio Vale do Bonsucesso
Condomínio Vale do Bonsucesso/Divulgação

A casa: Em um condomínio fechado no início de Itaipava, bem perto da feira e do centro da cidade, esta casa de temporada tem quatro quartos, cinco banheiros, piscina privativa, lareira, banheira de hidromassagem, sauna, churrasqueira, fogão à lenha e forno de pizza. Repleta de janelões de vidro, tem uma vista privilegiada para a serra, que também pode ser admirada das redes e espreguiçadeiras espalhadas pelo terraço e pelo deck. 

Comentário de quem já alugou: “A casa é super confortável, com ótima área externa, quartos bem grandes e espaço para muitos carros. A anfitriã dá todas as instruções para a chegada, é flexível e disponível para atender os hóspedes com dicas e contatos – incluindo da ajudante, que foi essencial durante nossa estadia. O Wi-fi funciona muito bem, sendo possível trabalhar da casa. Mesmo com grupo grande, música e churrasco, não tivemos nenhuma interação com vizinhos.”

Casa Serrana

Casa Serrana
Casa Serrana/Divulgação

A casa: Toda construída em estilo de chalé, a casa em condomínio fechado fica em uma região tranquila de Itaipava e tem 150 m² que garantem, além de privacidade, vista para as montanhas. Ao todo, são quatro quartos, sendo um deles uma suíte com hidromassagem, além de sala com lareira, deck com piscina e área gourmet com churrasqueira, fogão e forno à lenha. Além do horizonte que te aproxima da natureza, o imóvel fica a passos de distância da conhecida trilha Pinheirinho, ideal para quem gosta de trekking ou mountain bike.  

Comentário de quem já alugou: “A casa é ótima para um final de semana na serra. Muito aconchegante e espaçosa. A área gourmet é muito bem equipada, ideal para fazer pizza na lenha. O deck tem uma vista linda! Os cômodos são amplos, com móveis e decoração. Abriga tranquilamente 6 pessoas em 3 quartos. Apenas os boxes são pequenos, mas a casa ainda conta com uma banheira! Tem local para estacionar carros. Não se ouve nenhum barulho dos vizinhos. Ainda tivemos a surpresa de uma casa de tucanos, borboletas e maritacas”

Chalé da Manga Larga

Chalé da Manga Larga
Chalé da Manga Larga/Divulgação

A casa: Localizado em frente à Itaipava, do outro lado da estrada BR-40 e a cinco minutos da cidade, o imóvel é uma casinha de duas suítes totalmente integrada à natureza – ideal para casais ou famílias de quatro pessoas que querem se aconchegar em um lugar tranquilo ao ar livre. Entre as comodidades estão uma sala de estar com lareira, integrada à cozinha americana completa. Na área externa, churrasqueira, horta, deck coberto e gramado dão vista de camarote para as montanhas da região. 

Comentário de quem já alugou: “O atendimento e atenção da anfitriã e da pessoa que nos recebeu foram excepcionais. A limpeza da casa é impecável e tudo muito bem organizado. A casa é completíssima: leve apenas o que for consumir. A vista é incrível e os cachorros no terreno são um show à parte para quem gosta – mas quem tem medo também não tem com o que se preocupar, já que eles ficam isolados. Resumindo, super recomendo a casa! Garanto que o atendimento será de primeira e a estadia, prazerosa e sem nenhum problema.”

LUMIAR

Casa das Agaves

Casa das Agaves
Casa das Agaves/Divulgação

A casa: A 10 km do centro de Lumiar, no vale do Rio Bonito, a propriedade é acessada por uma estrada de chão que pode ser complicada dependendo do modelo do carro ou das situações climáticas. Mas, ao chegar, hóspedes dão de cara com as lindas águas cristalinas do rio de mesmo nome correndo em meio à Mata Atlântica. Isolada, a casa tem 160 m², três quartos, cozinha equipada e varanda térrea com vista para o jardim. Além do rio de água natural a apenas 50 metros do imóvel (cujo barulho da água é possível ouvir mesmo dos interiores), por perto existem outros poços naturais e cachoeiras para serem visitados em caminhadas. Quem anda de bicicleta encontrará várias possibilidades de passeio pela região. 

Comentário de quem já alugou: “Amei exatamente tudo. A casa é maravilhosa, tudo muito limpinho, o lugar é exatamente como os das fotos. Eu e minha família passamos um final de semana maravilhoso, do jeitinho que esperávamos. Pra quem busca sossego e natureza super indico e os anfitriões são maravilhosos. Não recomendo que vá de carro sedan. Tirando isso, aproveitem tudo o que a natureza tem para oferecer, lugar fantástico!”

TERESÓPOLIS

Chácara Santo Antônio

Chácara Santo Antônio
Chácara Santo Antônio/Divulgação
Continua após a publicidade

A casa: Ideal para grandes reuniões de família e amigos, a propriedade tem oito quartos, sete banheiros e acomoda cerca de 20 pessoas. A oito quilômetros do Mirante do Soberbo, reúne uma estrutura de lazer ao ar livre, com churrasqueira, quadra poliesportiva e salão de jogos. O amplo jardim ainda acomoda várias redes para descansar após um mergulho na piscina. Com clima de fazenda, a fogueira no jardim e a lareira na sala aconchegam quando as temperaturas caem. Destaque também para o acolhimento do caseiro e proprietários, que recebem os hóspedes com amenidades e uma mesa posta de café. Por outro lado, não há sinal de Wi-Fi.

Comentário de quem já alugou: “A propriedade é maravilhosa, perfeita para eventos familiares. A estrutura é muito boa e a gente não precisou se preocupar em levar nenhum utensílio. Os quartos, cozinhas e banheiros eram todos bem equipados e supriram nossas necessidades. O caseiro foi nota 10, ajudou com todas as informações. Não posso deixar de mencionar a recepção preparada para a nossa chegada, com bolos, café quentinho, chocolate e bombons. Muito bom. Parabéns aos proprietários e a toda a equipe que colaboraram para esse fim de semana com minha família e amigos. Ponto negativo é que a piscina não era aquecida e não tinha Wi-fi.”

ARARAS

Casa de Campo Fazenda Inglesa

Casa de Campo Fazenda Inglesa
Casa de Campo Fazenda Inglesa/Divulgação

A casa: A oito quilômetros de Petrópolis, a casa de campo 300 m² fica dentro da área de proteção ambiental de Araras, o que confere uma atmosfera de descanso e tranquilidade em meio à natureza. Com quatro quartos que acomodam até dez pessoas, a hospedagem tem uma ampla piscina, área de estar, cozinha completa e salão de jogos. A sauna e a lareira fazem sucesso nos dias mais frios e o forno de pizza e adega de vinhos agradam quem gosta de cozinhar. Fica próxima a trilhas, cachoeiras, passeios rurais e locais de fabricação de doces e queijos. 

Comentário de quem já alugou: “A casa é muito agradável, os quartos são aconchegantes, tem uma ótima estrutura com piscina, sauna e sala de sinuca. É super arejada e bem fresquinha. A pessoa que contratamos para nos ajudar no período que ficamos na casa, por indicação da proprietária, foi super atenciosa e impecável com as refeições e arrumação. Nos recebeu no primeiro dia com cafezinho e um bolo de chocolate delicioso. Levamos a nossa cachorrinha e ela também aproveitou muito todo o espaço. A proprietária sempre esteve à disposição para nos ajudar, com dicas sobre os lugares. Apenas as duas suítes possuem ar condicionado, mas como a noite é sempre fresquinha, não é algo que pese tanto por tudo o que a casa oferece. Além disso, vários ventiladores foram disponibilizados, inclusive no sótão, onde tem um sofá-cama e uma bancada de trabalho.”

Casa Mirante do Prata

Casa Mirante do Prata
Casa Mirante do Prata/Divulgação

A casa: De estilo rústico e charmoso, a casa fica localizada em um terreno de 8 mil m² com vista privilegiada no Alto do Vale da Prata, no Vale das Videiras. Ideal para quem quer passar um tempo de sossego com a família em um ambiente mais privativo, é toda cercada por jardins. Espaçosa e aconchegante, acomoda até doze pessoas em quatro quartos e cinco banheiros. A estrutura da propriedade ainda reúne deck com espreguiçadeiras, redes e churrasqueira, além de uma ampla área verde para andar de bicicleta e caminhar. Uma sala de hidromassagem e uma sauna completam a lista. 

Comentário de quem já alugou: “A infraestrutura da casa é impecável. O conforto, a vista, a natureza, a decoração, roupa de cama e banho, Wi-fi, recursos da cozinha, som, televisão, churrasqueira, jacuzzi, sauna… Tivemos uma experiência perfeita. Se faltar algo, há um comércio muito próximo que vende um pouco de tudo. O acesso é através de uma estrada de barro estreita com pedras e buracos. Acredito que com chuva esse acesso pode se tornar um problema. O tempo estava ótimo na nossa visita, então bastou passar devagar e não tivemos dificuldade.”

Casa alugada é convite ao faça você mesmo

Alugar uma casa tem suas peculiaridades. Esqueça mordomias, serviço de quarto, café da manhã e refeições preparadas por terceiros. Sair de casa para uma outra casa pode não parecer férias para alguns. Muitos preferem esquecer por um tempo de obrigações como cozinhar e até cuidar dos filhos. Para esses, continuam valendo os hotéis.

Alugar um imóvel para um fim de semana ou temporada mais longa é continuar a ter a sensação de estar em casa, mas em um outro lugar. Você pode se preparar para isso levando mantimentos suficientes para o período e cozinhar (informe-se com o dono do lugar se a cozinha tem todos os utensílios que você precisa). Levar comida congelada ou tentar descobrir se existe algum delivery também são alternativas.

 

Busque outras opções de hospedagem na Serra Fluminense

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

Publicidade