Pisa menos, Búzios. A cidade da Região dos Lagos tem muito a ensinar no campo da hospitalidade e da gastronomia para outros destinos de praia do Brasil, incluindo capitais à beira-mar do Sul ao Nordeste. Búzios é um destino talhado para o high-low: com orçamento folgado você passa muito bem, com menos dinheiro também é possível se divertir bastante.
Na gastronomia, que é o foco hoje aqui, para além da Orla Bardot e do Porto da Barra, há também bares de praia muito charmosos e pousadas que reservam vistas arrebatadoras. Aqui vão alguns imperdíveis.
+ Veja uma seleção de Airbnbs incríveis em Búzios
Rocka, Praia Brava
No meu praiômetro, a Brava está entre as três mais bonitas de Búzios. Selvagem, estreita, o mar está longe de ser uma piscina como é o caso da Azeda e de João Fernandes, mas em compensação não é lotada, o canto direito é uma delícia para ficar de molho e a areia é cor de rosa! Não bastasse tamanha perfeição, a Brava ainda tem o Rocka, um bar de praia aconchegante, impecável e que deveria ser amplamente copiado pelos donos de bares pelo litoral afora.
À frente de tudo está o chef Gustavo Rinkevich, um argentino que vem provando há mais de uma década que comida de praia é muito mais do que peixe grelhado com arroz e batata frita.
O Rocka ocupa uma agradável casa de madeira e, do lado de fora, day beds e guarda-sóis espalham-se por uma encosta formando camarotes perfeitos. Sentei no agradável salão com vista para o mar e fui muito bem recebido por Gustavo e também por Mariana, que logo trouxe uma pequena lousa com as especialidades do dia.
Comecei pela torrada de brioche com chouriço grelhado, camarão e tartare de manga, uma combinação improvável e deliciosa. Na sequência, o que pra mim foi melhor: um ramequim contendo um ovo orgânico cozido à baixa temperatura com um refogado de cogumelos Paris, espuma de inhame e azeite de limão. A delicadeza da espuma junto com o ovo formam um veludo na boca, a melhor tradução de comfort food.
Depois foi a vez das ostras fritas com caldinho de moqueca e gel de laranja. E de um delicado carpaccio de polvo ao aroma de aroeira, aioli, vinagrete de aipo e maçã verde. E outro que me ganhou foi o ceviche com anel de lula, camarão, peixe branco e, olha a criatividade, sorvete de pisco sour com caju. E para arrematar, um saboroso peixe namorado ao bafo de cachaça com purê de banana cozido na pressão.
Ainda teve espaço para a sobremesa matadora: morangos macerados com creme de baunilha, bourbon, sorvete de frutas vermelhas e zabaione de espumante. Que sonho de lugar, daqueles que a gente vai embora já pensando em voltar. O Rocka ganhou da VEJA RIO em 2023 o prêmio Vale a Viagem. Vale muito! Saiba mais e veja o cardápio.
Místico, na Pousada Abracadabra
Logo acima da Orla Bardot, no Morro do Humaitá, enfileiram-se algumas das melhores pousadas de Búzios. A última delas, a Abracadabra, guarda um restaurante que propicia aos hóspedes – e, por sorte, aos não-hóspedes – as melhores vistas. Você entra pela recepção, sobe alguns lances de escada, enquanto isso aparecem os quartos, as áreas comuns, até que de repente surgem algumas cabecinhas dentro da piscina de borda infinita, todas viradas – e seguramente embasbacadas – para o pedaço mais fotogênico da Orla Bardot: barcos atracados, o trapiche junto à Rua das Pedras e a ilha do Caboclo. Só isso já justificaria a hospedagem na Abracadabra, mas por sorte o restaurante Místico é aberto ao público – sem reserva, sempre por ordem de chegada. Vale a pena se programar para chegar no fim de tarde e aproveitar o pôr do sol, o clima intimista e a alta voltagem do romântico cenário.
E olha que eu nem falei ainda da comida. No comando da cozinha está o simpático chef chileno Félix Sanchez, que por anos trabalhou no premiado restaurante francês L’etoile, no Sheraton Grand Rio. Difícil definir o que era melhor, se o tiradito, a ostra com sorvete ou o salmão defumado na casa com caviar e molho emulsificado – a apresentação, com flores comestíveis, era uma delicadeza e tanto.
Divino também estava o dourado com molho de siri na cama de mandioquinha e um punhado generoso de coentro. E de sobremesa, espuma de doce de leite com brownie de nozes e sorvete de banoffee, um jogo de texturas bem dosado e nada enjoativo. Além do cardápio, você pode optar pela Degustação do Chef ou pelo Sabores do Mar, que são seleções feitas por Félix com o que há de mais fresco no dia. Saiba mais
+ Veja uma seleção de Airbnbs incríveis em Búzios
Ban Thai, no A Concept Hotel
O chef do tailandês Ban Thai, Marcos Sodré, é um dos responsáveis por ter colocado a gastronomia de Búzios num patamar elevadíssimo. Por duas décadas, ele esteve à frente do Sawasdee, um restaurante asiático premiado anos a fio e que fez história tanto em Búzios quanto no Rio.
Mas antes de falar do restaurante, é preciso falar sobre o hotel que o abriga. O A Concept fica à beira-mar na praia de Manguinhos e abriu as portas em 2019. O terreno tem quase quatro vezes o tamanho de um campo de futebol oficial. Até dezembro de 2023, eram 13 apartamentos, mas com a recente ampliação, agora são 25. Em março de 2024, um campo de golfe de 6 buracos e um simulador indoor devem ser inaugurados no terreno ao lado.
O A Concept não nasceu como um hotel, o endereço era a casa de veraneio do empresário Roger Wright, ex-diretor do banco Garantia e que morreu em um trágico acidente aéreo em Trancoso junto com a família em 2009. Hoje o hotel está nas mãos de um empresário alemão. O projeto da mansão é do escritório Bernardes e Jacobsen e obras de Vik Muniz e mobiliário como a poltrona mole, de Sergio Rodrigues, decoram a área comum. O coração da construção é a linda piscina aquecida que fica junto da área social (há uma segunda piscina à beira-mar) e que tem um bonito pergolado com teto retrátil e várias espreguiçadeiras. A construção é luxo contemporâneo e serviu de locação para o filme Minha mãe é uma peça 3.
Voltando ao jantar, o ambiente é muito aconchegante. De entrada, camarões ao molho de tamarindo e coco, brócolis e arroz jasmim – pense num sabor delicado. Na sequência, vieiras com mousseline de abóbora e iscas de coco. E o que me ganhou: rolinho de pato com molho de manga. Teve ainda um magret de pato com mousseline de banana da terra, curry de laranja, cebola crispy e farofa de castanha. De sobremesa, Trilogia de chocolate e uma outra chamada Tudo coco, que é uma meia esfera de coco e chocolate, manga confitada, geleia de maracujá e crumble de coco. Tudo bem executado, sabores marcantes e sem aquela picância da comida tailandesa raiz.
O Ban Thai fica a menos 10 minutos de carro do Porto da Barra, o principal polo gastronômico de Búzios. Saiba mais
Porto da Barra
O Porto da Barra é um mini shopping horizontal a céu aberto e à beira-mar com padaria, restaurantes e um lindo paisagismo. O lugar é muito agradável e deve ser visitado, sobretudo no fim de tarde para ver o pôr do sol. Você pode pedir uma pizza no Belli Belli, provar a culinária nikkey do Namy, a árabe do Pimenta Síria, os frutos do mar do Bar dos Pescadores, ou conferir a culinária do MasterChef Rafa Gomes, do premiado Tiara, que elaborou o cardápio do Macaw, inaugurado em dezembro.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Primitivo
Aqui vai uma dica da Rua das Pedras e que eu recomendo muito. O Primitivo é um restaurante italiano e o único prato que eu comi é o mesmo que eu comeria todas as vezes que eu voltasse: nhoque de batata. Pensa num nhoque cremoso e que derrete na boca, nada batatudo e nem farinhento. Pra beber, suco de maçã feito na centrífuga. Confira o cardápio.
Ver essa foto no Instagram
E o quilo? E o PF?
Búzios entrega muito na alta e na baixa gastronomia. Se quiser um bom PF que serve bem duas pessoas, vá até o Mata Hari e sente em uma mesa do lado de fora com vista para o vai-e-vem da praia da Armação. Depois, é só seguir e descansar na vizinha Praia dos Ossos.
Um quilo de respeito que fica na paralela à Rua das Pedras é o Buzin, um lugar que manda muito bem nos preparos com frutos do mar.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Veja uma seleção de Airbnbs incríveis em Búzios