Continua após publicidade

Rio de Janeiro: almoço beneficente assinado por chefs na Lapa

No Refettorio Gastromotiva o valor pago pelo almoço ajuda a custear o jantar de pessoas em vulnerabilidade social

Por Malu Jansen
Atualizado em 16 set 2024, 19h11 - Publicado em 16 set 2024, 16h00
Refettorio Gastromotiva, Rio de Janeiro, Brasil
 (Angelo Dal Bó/Divulgação)

O Refettorio Gastromotiva, iniciativa sustentável que atua no centro do Rio de Janeiro desde 2016, passou a promover no final do ano passado refeições abertas ao público com almoço de segunda a sexta-feira. O valor pago pela refeição, com o custo fixo de R$ 45, ajuda a custear os jantares beneficentes oferecidos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O menu é composto por entrada, prato principal, sobremesa e bebida, que mudam diariamente de acordo com a disponibilidade dos insumos para evitar ao máximo o desperdício de alimentos. A cada dia, o cardápio é assinado por um chef diferente, e a agenda de chefs de cada mês fica disponível no perfil do Instagram da instituição

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Refettorio Gastromotiva (@refettoriogastromotiva)

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Antes, os jantares beneficentes aconteciam uma vez por semana. Com a inauguração do serviço de almoço, agora a instituição tem os recursos necessários para manter as atividades regularmente de segunda a sexta-feira. 

Outro pilar da Gastromotiva é a capacitação profissional. No próprio espaço, que funciona como um restaurante-escola, acontecem cursos gratuitos para capacitar jovens a trabalhar como chefs e cozinheiros. São esses alunos que produzem, inclusive, as refeições no almoço e no jantar, com a ajuda dos chefs que assinam o cardápio e dividem seus conhecimentos.

Já passaram pelo Refettorio Gastromotiva chefs muito celebrados no ramo gastronômico, como Massimo Bottura, da Osteria Francescana, Virgilio Martinez, do Central, e Mitsuharu Tsumura, do Maido

Continua após a publicidade

Além do almoço, também é possível contribuir para o instituto inscrevendo-se como voluntário de atendimento durante o serviço de jantar e comprando produtos na loja da instituição. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas – Notícias – Humor (@oquefazernorio)

A Gastromotiva possui vários pólos de atuação pelo Brasil e foi fundada há 18 anos. Desde então, mais de duas milhões de pessoas foram impactadas pela iniciativa, seja pelas refeições comunitárias ou pela capacitação profissional. 

Serviço 

Onde? Rua da Lapa, nº 108, no Rio de Janeiro. 

Quando? O almoço é servido de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h. 

Continua após a publicidade

Quanto? O preço fixo de R$ 45 inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida.

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade