As 15 praias mais paradisíacas do Litoral Norte de São Paulo

Veja a nossa seleção de praias que, de tão lindas, merecem uma visita - ou várias

Por Da Redação Atualizado em 23 ago 2021, 18h30 - Publicado em 21 out 2015, 17h42

O Litoral Norte de São Paulo é encantador: suas praias, de areia grossa e águas transparentes, ladeadas por montanhas cobertas pela densa e exuberante mata atlântica, são um convite ao deleite. Mas só enquanto a chuva não aparece! Veja uma seleção de belíssimas praias de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Bertioga que encantam sempre:

1. Praia do Cedro, Ubatuba

Praia do Cedro, Ubatuba (SP)
Praia do Cedro, Ubatuba. Crédito: GUILHERME ANDRADE/Viagem e Turismo

Uma das praias mais lindas da cidade do litoral norte de São Paulo se mantém preservada (e vazia) por causa da dificuldade de acesso. É preciso encarar 40 minutos de trilha a partir da Praia Grande do Bonete, ou a partir do canto direito da praia da Fortaleza. O mar, de tons de azul esverdeado, é calmo e forma várias piscinas naturais. 

Busque hospedagem em Ubatuba

2. Itamambuca, Ubatuba

Itamambuca, SP
Itamambuca, em São Paulo. Crédito: Fábio Colombini/Viagem e Turismo

A praia é palco de competições nacionais e internacionais de surfe. Por isso, espere encontrar frequentadores jovens. O canto esquerdo, cujo acesso é feito por um condomínio, é frequentado por famílias. E no direito, rola muita agitação. 

Busque hospedagem em Ubatuba

3. Praia do Félix, Ubatuba

Pequena e tranquila, a Praia do Félix é procurada por surfistas
Pequena e tranquila, a Praia do Félix é procurada por surfistas. Crédito: Renato Pizzutto/Viagem e Turismo

O canto esquerdo é bom para surfe; o direito, de águas calmas e transparentes, melhor para banho. Há poucas barracas de lanches e bebidas. O acesso é feito por uma estradinha ao lado de um condomínio, à beira da rodovia. 

Busque hospedagem em Ubatuba

4. Praia do Prumirim, Ubatuba

Praia da Ilha do Prumirim, Ubatuba (SP)
A praia da Ilha do Prumirim é destino de passeios de escuna. Crédito: GUILHERME ANDRADE/Viagem e Turismo

Há uma cachoeira no canto esquerdo da praia, onde o rio deságua e o mar é calmo e bom para banho – e na frente, a Ilha do Prumirim (foto), é destino de passeios de escuna e um lugar perfeito para o mergulho. 

Busque hospedagem em Ubatuba

5. Puruba, Ubatuba

Praia Puruba, em Ubatuba (SP)
Renato Pizzutto/Viagem e Turismo

Para chegar à essa praia de extensa areia branca, é preciso fazer uma travessia com barqueiros da prefeitura (grátis) ou particulares (que cobram uma pequena taxa). Os rios Puruba e Quiririm, que se encontram para desaguar no mar, cercam a praia.

Busque hospedagem em Ubatuba

6. Brava da Almada, Ubatuba

Selvagem e linda Brava da Almada, em Ubatuba, São Paulo
Selvagem e linda Brava da Almada. Crédito: Flávio Veloso/Viagem e Turismo

A praia Brava da Almada é uma das 5 de Ubatuba que fazem parte da área de preservação do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Tem boas ondas, e por isso, recebe muitos surfistas. Para chegar lá, é preciso caminhar por 40 minutos por uma trilha a partir da Praia da Almada. 

Busque hospedagem em Ubatuba

7. Bonete, Ilhabela

Praia Bonete, em Ilhabela, em São Paulo
Uma vilinha de pescadores guarda este tesouro do litoral paulista, com mar azul e mata preservada. Crédito: Flávio Veloso/Opção Brasil Imagens/Viagem e Turismo

Disputa com Castelhanos o título de praia mais bonita de Ilhabela. São 800 metros de orla, com um rio no lado esquerdo e ondas boas para surfe – as canoas da vila caiçara completam o cenário. Aqui, vale a dica de usar repelente. 

Busque hospedagem na Ilhabela

Continua após a publicidade

8. Castelhanos, Ilhabela

Ilhabela tem a maior faixa preservada de Mata Atlântica em área insular
Ilhabela tem a maior faixa preservada de Mata Atlântica em área insular. Crédito: Luis Daniel Molinari/Sectur Ilhabela

Essa praia é a estrela de Ilhabela: tem longa faixa de areia, com quase 2 quilômetros de extensão, e mar de águas claras, bom para surfar. Chegar lá não é tão fácil assim: é preciso atravessar uma estrada de 22 quilômetros com trechos de terra, que corta o Parque Estadual da ilha. Recomendável ir com veículos com tração nas quatro rodas. Também é possível ir de barco. 

Busque hospdagem na Ilhabela

9. Maresias, São Sebastião

Praia de Maresias
Divulgação/Viagem e Turismo

Durante o dia, surfistas aproveitam o mar de ondas fortes, e muita gente bonita curte o clima de paquera na areia (no canto esquerdo, um pouco mais tranquilo, famílias também marcam presença). Depois do pôr do sol, o movimento migra para a Rua Sebastião Romão César, na choperia Santo Gole, e avança pela madrugada nas baladas locais. 

Busque hospedagem em Maresias

10. Cambury, São Sebastião

Hotel Nau Royal, em São Sebastião, no litoral de SP
Deck na praia de Cambury do Hotel Nau Royal. Crédito: Divulgação/Viagem e Turismo

Além de ser a praia mais gourmet de São Sebastião, Cambury tem bons hotéis (como o Nau Royal, na foto), e não perdeu sua identidade jovem e surfista. 

Busque hospedagem em Cambury

11. Camburizinho, São Sebastião

Praia Camburizinho - São Sebastião (SP)
Lucas Gomes/Viagem e Turismo

É a continuação de Cambury – separada pelo rio, a praia de Camburizinho tem águas mais calmas e é mais sossegada que a vizinha. 

Busque hospedagem em São Sebastião

12. Praia Brava, São Sebastião

Praia Brava de São Sebastião (SP)
Surfista saltando de um barco na Praia Brava de Boiçucanga. Crédito: Guilherme Andrade/Dedoc Abril/Viagem e Turismo

Deserta e selvagem, a praia de São Sebastião, no litoral norte do Estado, tem ondas fortes que atraem surfistas, e uma pequena cachoeira próxima ao canto direito. O acesso, por uma trilha íngreme, é uma atração à parte: de um mirante é possível ver Boiçucanga e Cambury. 

Busque hospedagem em São Sebastião

13. Praia das Calhetas, São Sebastião

Praia de Calhetas, em São Sebastião
Garoto dá saltos de kung fu panda na Praia de Calhetas, em São Sebastião. Crédito: Carol da Riva/Viagem e Turismo

A melhor maneira de chegar nesse paraíso é pegar um ônibus e descer na rodovia (o acesso, próximo ao km 144, é feito por um condomínio, onde não é permitida a entrada de veículos; é proibido estacionar na beira da Rio-Santos). A partir da portaria, são dez minutos de caminhada tranquila até a areia. 

Busque hospedagem em São Sebastião

14. Juquehy, São Sebastião

Praia de Juquehy, São Sebastião, São Paulo
A areia fina é uma das marcas registradas de Juquehy Juquehy Praia Hotel/Divulgação

Ainda com ar rústico e Mata Atlântica bem preservada, Juquehy é dona de uma praia de areia branca e fininha, de pouco mais de três quilômetros de extensão. O seu canto esquerdo agrada as famílias com crianças pelo mar calmo e, o direito, os surfistas em busca de boas ondas. O centrinho, cheio de lojas e restaurantes charmosos, é uma atração à parte. Descubra mais sobre a cidade no nosso guia completo.

Busque hospedagem em São Sebastião

15. Riviera de São Lourenço, Bertioga

Riviera de São Lourenço, Bertioga, São Paulo, Brasil
Parte do belo paisagismo do bairro planejado Riivera de São Lourenço/Divulgação

O bairro planejado, dentro do município de Bertioga, foi construído de forma ordenada e com respeito ao meio ambiente. Hoje, é uma das praias mais elitizadas do litoral norte paulista, o que também significa que ela tem uma das melhores infraestruturas da região – saiba tudo no nosso guia de Riviera de São Lourenço.

Busque hospedagem em Bertioga

  • Continua após a publicidade
    Publicidade