A Feira do Caminho do Queijo Paulista reunirá as 16 queijarias que fazem parte do roteiro em sua 5ª edição em São Paulo, que vai acontecer nos dias 3 e 4 de agosto da Unibes Cultural. A entrada é gratuita e terá produtores e expositores, música ao vivo e programação de mesas redondas sobre a produção de queijos.
A iniciativa do Caminho do Queijo foi criada em 2017 por produtores que buscavam trazer mais visibilidade para a produção de queijos no interior paulista, que é referência nacional e internacional. Hoje, fazem parte 16 produtores que fabricam queijos de vaca, búfala, cabra e ovelha.
As queijarias estão espalhadas pelo estado de São Paulo – por isso, a Feira será uma oportunidade de conhecer todas as produtoras em um único lugar.
São elas: Fazenda Atalaia (Amparo), Fazenda Santa Helena (Sete Barras), Fazenda Santa Luzia (Itapetininga), Laticínio Montezuma (São João da Boa Vista), Leiteria Santa Paula (São José do Rio Pardo), Pardinho Artesanal (Pardinho), Pé do Morro (Cabreúva), Queijaria Belafazenda (Bofete), Queijaria Rima (Porto Feliz), Cabanha Mulekinha (Ibiúna), Lano-Alto (Catuçaba), Q.JO Martina (Boituva), Jeito de Mato (Fernandópolis), Nata da Serra (Serra Negra), Queijaria Santa Vitória (Queluz) e Terra Límpida (Cássia dos Coqueiros). No site do Caminho do Queijo é possível conhecer melhor cada uma delas.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, outros 30 expositores gastronômicos vão fazer parte da feira, com curadoria que levou em conta a valorização dos ingredientes locais, do trabalho dos pequenos produtores e da preocupação com processos artesanais e cuidados no desenvolvimento dos produtos. Os feirantes vão expor produtos como vinhos, chocolates, azeites, pães, doces e vários outros.
Ver essa foto no Instagram
Durante os dois dias de evento será possível degustar e comprar diversos tipos de queijos – certificados e validados após um longo e criterioso processo, dos frescos aos curados em câmaras de maturação ou cavernas subterrâneas, produzidos a partir de receitas autorais ou inspiradas em clássicos da escola europeia adaptados às características locais.
O encontro também terá mesas redondas com temas voltados ao segmento do queijo artesanal brasileiro – a programação completa ainda não foi divulgada.
Serviço
O evento será realizado na Unibes Cultural, que fica na Rua Oscar Freire, 2500. O lugar fica ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2 – Verde.
O evento acontecerá no sábado, dia 3, das 10h às 19h, e no domingo, dia 4, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.