Continua após publicidade

Ônibus panorâmico faz passeio por pontos históricos do samba carioca

Roteiro vai de Copacabana à Mangueira com paradas no Cais do Valongo e no Sambódromo

Por Rebeca de Ávila
12 out 2024, 20h00
Cais do Valongo, Rio de Janeiro
Milhares de pessoas escravizadas desembarcaram no Cais do Valongo entre os séculos 18 e 19 (Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons)

Além da Pedra do Sal, considerada o marco zero do nascimento do samba, o Rio de Janeiro tem outros endereços que contam a história do ritmo. A operadora Rio Samba Bus em parceria com o Museu do Samba lançou um passeio de 4h30 que percorre um roteiro sobre as raízes do gênero musical. 

Em um ônibus panorâmico sem teto e janelas, o Tour do Samba sai da orla de Copacabana em direção ao Museu do Samba, na Mangueira, embalando os passageiros com hits do samba. O trajeto tem duas paradas que ajudam a entender a cultura afro-brasileira: o Cais do Valongo, na Zona Portuária, e o Sambódromo, palco dos desfiles das escolas de samba

No Museu do Samba, os passageiros visitam as exposições interativas sobre a história do gênero e suas grandes personalidades, assistem a uma apresentação de ritmistas e passistas e fecham o passeio saboreando um prato de feijoada. 

Estão inclusos no ingresso guia, serviço de bar (uma cerveja ou um drink), visita às exposições do Museu do Samba (Samba Patrimônio, Aos Heróis da Liberdade, A Força Feminina do Samba, Simplesmente Cartola e Dona Zica da Mangueira, Do Rio e do Brasil), apresentação de ritmistas da escola de samba e almoço com feijoada. 

Serviço

Tour do Samba

Quando? Aos sábados a cada 15 dias e, a partir de dezembro, a cada semana. Próxima saída: 19 de outubro, às 10h30.

Quanto? R$ 190,00. Ingressos disponíveis no site.

Onde? Ponto de embarque no Shopping Cassino Atlântico – Rua Francisco Otaviano s/n, Copacabana.

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade