Continua após publicidade

Fortaleza: o que fazer na Praia de Iracema

Se o mar não estiver próprio para banho, ainda assim é possível curtir o pôr do sol ou visitar os centros culturais do bairro

Por Rebeca de Ávila
7 jul 2024, 20h00

A Praia de Iracema, localizada no bairro boêmio homônimo, é a mais central de Fortaleza. Seu nome é uma referência à obra de José de Alencar, que foi homenageada com a estátua Iracema Guardiã, do artista Zenon da Cunha Mendes Barreto, em 1995, ano que completou 100 anos. 

Em 2019, ocorreu a engorda da faixa de areia, que recebeu mais 40 metros de aterro. Por lá, rolam grandes eventos, como os shows de réveillon e a concentração de blocos de carnaval.

O mar se tornou mais violento depois da engorda e das obras de requalificação da Avenida Beira-Mar. Além disso, nem sempre está próprio para banho – você consegue checar quais trechos estão liberados para mergulhos nos boletins semanais divulgados pelo Governo do Ceará. Ainda assim, é possível aproveitar a praia e explorar os atrativos da região.

Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará
Depois da engorda, a faixa de areia ficou com 120 metros de largura (Jade Queiroz - MTUR/Flickr)

O bairro de Iracema concentra bares e casas noturnas no calçadão. O mais famoso deles é o Pirata, Patrimônio Turístico de Fortaleza. O bar abre apenas dois dias na semana: na “segunda-feira mais louca do mundo” – uma festa com música ao vivo que só termina quando não resta mais ninguém no salão – e na sexta-feira, para o forró do pirata.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por PIRATA BAR 🏴‍☠️ (@piratabaroficial)

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Com 800 metros ao longo do mar, a Ponte dos Ingleses é um antigo píer da década de 1920 que nunca foi utilizado para atividades portuárias, mas foi apropriada por turistas e moradores como um lugar para ver o pôr do sol e, às vezes, golfinhos que nadam perto da estrutura. No momento, a ponte não pode ser visitada, porque está em reformas desde outubro de 2023.

Ponte dos Ingleses, Fortaleza, Ceará
As obras na Ponte dos Ingleses devem ser concluídas no segundo semestre de 2024 (Armando Reques/Wikimedia Commons)

No Aterro da Praia de Iracema, o Espigão da Rui Barbosa também foi ressignificado pela população para além de sua função original. Construído para conter o avanço da maré, é um lugar tranquilo para aproveitar a vista para o pôr do sol e a brisa do mar.

Continua após a publicidade

Além deste, há outros dois espigões utilizados como grandes calçadões na Praia de Iracema. O Espigão do Náutico, na Avenida Desembargador Moreira, tem um público diverso, de famílias a pescadores, e recebe o projeto Pôr do Sol Fortaleza, com música ao vivo todos os domingos às 17h. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Iracema (@institutoiracema)

O Espigão da João Cordeiro é mais agitado e tem um público mais jovem, que divide o espaço com ambulantes e caixas de som, principalmente durante as noites dos fins de semana.

O trecho entre o espigão e a Ponte dos Ingleses é um point de lazer dos jovens e é popularmente conhecido como Praia dos CrushA região fica na altura do Centro Cultural Belchior, que promove exposições, lançamentos de livros, shows e sessões de cinema de graça.

Outro centro cultural na região é o Dragão do Mar, que abriga o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense, além de salas de teatro e cinema, um planetário e espaços de exposição.

Continua após a publicidade
Centro Dragão do Mar Arte e Cultura, Fortaleza, Ceará
O Dragão do Mar tem 30 mil metros quadrados (Governo Federal Brasileiro/Wikimedia Commons)

Como chegar na Praia de Iracema

O Aeroporto de Fortaleza está a 30 minutos de carro da Praia de Iracema – Uber e táxis rodam na região – via Avenida Senador Carlos Jereissati. Para chegar de ônibus saindo do aeroporto, você pode pegar a linha 917 Aeroporto/Beira Mar e desembarcar no ponto final.

Leia tudo sobre Fortaleza

Continua após a publicidade

Veja apartamentos para alugar em Fortaleza no Airbnb

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade