Se a estátua do Laçador, na saída de Porto Alegre, era o monumento público do qual os gaúchos muito se orgulhavam, agora há motivos para que os olhos se voltem para o interior. A estátua do Cristo Protetor, na cidade de Encantado, terá 5 metros a mais do que a sua principal inspiração, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
Eduardo Paes, atual prefeito da capital carioca, tirou uma onda no twitter dizendo que “Construir estátua maior é moleza. Quero ver ter essa vista”. O prefeito da cidade gaúcha Jonas Calvi respondeu a provocação com um convite: “Vai ser um enorme prazer receber nossos irmãos cariocas aqui em Encantado”.
Quando inaugurada, provavelmente até o fim do ano, a estátua terá 43 metros de altura e será a terceira maior estátua de Cristo do mundo, ficando atrás da que está sendo erguida na cidade de Santiago, do México, de 75 metros, e da que existe hoje em Swiebodzin, na Polônia, de 52 metros.
Feita de aço e concreto, o monumento de Encantado vai custar aproximadamente R$2 milhões, valor que teria sido arrecadado através de doações de empresários e da população, que chegou a formar a Associação Amigos do Cristo de Encantado. O monumento está sendo erguido no Morro das Antenas, com vista privilegiada para o Vale do Taquari e próximo da Lagoa Garibaldi. A cidade fica a duas horas de Porto Alegre e a uma hora de Bento Gonçalves.
O Brasil tem grandes monumentos dedicados não só ao catolicismo, mas também ao budismo e ao candomblé; veja algumas delas:
Estátua de Buda, Ibiraçu (ES)
Ver essa foto no Instagram
A estátua de Buda, na cidade de Ibiraçu, a 60 quilômetros de Vitória, é maior do Ocidente com 38 metros de altura. A obra deve ser inaugurada oficialmente no dia 25 de abril, mas já atrai curiosos que se deparam com sua imponência às margens da BR-101. O Buda fica no terreno do Mosteiro Zen Morro da Vargem, um lindo lugar que pode ser visitado aos domingos pela manhã (por conta da pandemia está temporariamente fechado; informe-se).
Esculturas dos Orixás do Dique do Tororó, Salvador (BA)
O Dique do Tororó é um manancial, ou seja, uma fonte de água que é usada para abastecimento da cidade. É o único dique natural da capital baiana e está delimitado pelos bairros do Tororó, Garcia, Nazaré e Engenho Velho de Brotas. Nesta grande lagoa, encontram-se flutuando, desde 1998, as esculturas dos Orixás assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno que representam Oxum, Ogum, Oxumaré, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã. O Dique do Tororó é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em outubro de 2019, a imagem de Oxumaré teve um braço arrancado em um ato de vandalismo.
Busque hospedagens em Salvador
Estátua da Nossa Senhora de Fátima, Crato (CE)
Com 45 metros de altura, a estátua de Nossa Senhora de Fátima fica a 250 quilômetros de Fortaleza. Inaugurada em 21 de junho de 2014, dia do aniversário da cidade, a obra foi construída com fibra de vidro e recebeu pintura automotiva. O Crato fica na região do Cariri, ponto importante de peregrinações por ser vizinha de Juazeiro do Norte.
Estátua de Padre Cícero, Juazeiro do Norte (CE)
A obra em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista, responsável pelo crescimento e desenvolvimento da cidade, foi inaugurada em novembro de 1969 e está localizada na Serra do Catolé, popularmente conhecida como Colina do Horto. Prevista inicialmente para ter apenas 7 metros, a imagem do religioso acabou por ter 27 metros de altura e foi construída em concreto. É um dos pontos mais visitados do estado, ultrapassando a marca de 2 milhões de visitantes por ano.
Busque hospedagens em Juazeiro do Norte
Estátua do Alto de Santa Rita, Santa Cruz (RN)
A imagem de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura, é a maior estátua religiosa construída em concreto do mundo e está localizada às margens da BR-226, a 100 quilômetros de Natal. Inaugurada em junho de 2010, o monumento à padroeira do município faz parte de um complexo que conta com auditório, igreja e museu (fecha aos domingos).