A 20ª edição do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo aconteceu na última quarta-feira (13), em São Paulo, com a premiação de vencedores em 34 categorias.
Com oferecimento do BTG Pactual, a cerimônia reuniu representantes de empresas e destinos do Brasil e do exterior. A escolha dos vencedores foi feita pelo público por meio de uma pesquisa pela internet. Ao todo, 6020 pessoas responderam o questionário que ficou no ar nos sites da Abril nos meses de agosto e setembro.
São Paulo é o Melhor Destino Gastronômico
A abertura da noite foi com o prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes, que recebeu em nome da capital o prêmio de Melhor Destino Gastronômico. Nunes enfatizou: “Quero agradecer a todos os restaurantes, chefs, cozinheiros, ajudantes e garçons por possibilitarem que a cidade tenha recebido essa premiação de Melhor Destino Gastronômico. A gente não pode deixar de destacar que a chegada de turistas de outras cidades, estados e países gera muito emprego e renda para São Paulo e por isso estou muito feliz com o prêmio”.
Nas boas vindas aos vencedores da noite, o presidente do Grupo Abril, Fábio Carvalho, também destacou a importância do turismo para São Paulo: “Desde o primeiro momento em que conheci o prefeito no início do primeiro mandato, ele me disse: ‘São Paulo vai desenvolver mais o seu potencial turístico’. E o que eu vi ao longo do tempo foi uma administração que olhou isso como um desafio sério e foi removendo barreiras. São Paulo tem que exercer o seu potencial pleno no mundo do turismo junto com a liderança que já exerce em diversos outros setores”.
Alagoas no pódio
A noite seguiu com premiados que vieram de vários estados do Brasil e este ano o destaque foi para Alagoas, que venceu pela primeiras vez em categorias importantes como Melhor Estado, Melhor Cidade (Maceió), Melhor Destino de Praia (Maragogi), Melhor Resort (Japaratinga Lounge Resort) e Melhor Pousada de Praia (Anttunina). Foi uma festa em peso para Alagoas. Marcela Lacerda, proprietária da Pousada Anttunina, em Maragogi, se mostrou emocionada com o reconhecimento do público: “É um trabalho árduo que fazemos com muito carinho e que é tocado por uma equipe de 116 pessoas”, disse ela. Detalhe: a pousada tem 19 apenas villas e bangalôs.
A CVC mais uma vez levou dois prêmios: Melhor Operadora de Turismo pela 18ª vez e Top of Mind pela 6ª vez. “Esse prêmio coroa o nosso trabalho de democratizar o acesso às viagens para milhares de brasileiros”, disse Viviane Piorvacsik, diretora de franquias e vendas da CVC. O diretor de marketing da CVC, Humberto Sato, completou: “É importante continuar nesse legado de reconhecimento de marca, assim como também é fundamental renovar a maneira de se comunicar, sempre mais digital”.
Outro vencedor empolgado com a premiação foi Alexander Haim, Gerente Sênior de Vendas da Disney Destinations no Brasil, que subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Parque Temático do Exterior pelo Magic Kingdom. “Essa é uma das premiações mais importantes da indústria de turismo, então para o Magic Kingdom ser reconhecido pela quarta vez consecutiva é uma honra e um privilégio muito grande”, disse.
Outro veterano é o Copacabana Palace, que figura como Melhor Hotel do Brasil muito antes de fazer parte da rede Belmond: são 16 anos no pódio. “Um prêmio de 20 anos em que o Copa venceu 16 vezes é prova que o carinho e o respeito é reconhecido e retribuído através desse prêmio, que só corrobora a importância do hotel para o Brasil”, disse Carolina Mogames, diretora de vendas da Belmond.
O município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é outro titã da premiação e levou o troféu de Melhor Destino de Ecoturismo pela 18ª vez. De lá, vieram o prefeito Josmail Rodrigues e a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Salvadori. “O trabalho da Viagem e Turismo ajuda a fomentar cada vez mais a cidade de Bonito como destino de ecoturismo no Brasil e no mundo”, disse Josmail.
Gramado venceu na categoria Melhor Destino de Inverno pela 11ª vez e seu representante, o secretário de turismo Ricardo Bertolucci, relembrou o quanto o destino foi afetado em 2024 por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul. “Ter ganho este ano é ainda mais especial porque tem um sentido de superação por tudo o que o Estado passou e ainda mais porque 86% da economia de Gramado advém do turismo”. Bertolucci fez também uma provocação muito pertinente sobre o futuro do turismo no país: “acho que não deveria haver concorrência entre os destinos e sim parcerias. O Brasil precisa de uma união de destinos para que a gente se torne uma potência ainda maior no cenário mundial”.
Outra veterana é a CI Intercâmbio, que vence como Melhor Operadora de Cursos no Exterior e foi representada por seus sócios-diretores, Celso Garcia e Vitor Hugo Baseggio. “Temos orgulho de receber esse prêmio porque nós somos a empresa referência do setor de intercâmbio, a mais premiada da categoria no Prêmio VT. O evento tem uma grande receptividade e isso é muito bom para o setor”, disse Celso Garcia.
A revelação dos vencedores ficou a cargo da jornalista de VEJA, Marcela Rahal, e os prêmios foram entregues por Pedro Prellwitz, diretor de núcleo e novos negócios da Viagem e Turismo, pelo redator-chefe Fabrício Brasiliense e pela editora Bárbara Ligero.