Continua após publicidade

Niterói: Parque da Cidade entrega a melhor vista do Rio

Área de preservação ambiental tem restaurante, trilhas, mirantes e pistas para saltos de parapente diante da Baía de Guanabara

Por Clarice Sena
Atualizado em 30 set 2024, 22h21 - Publicado em 30 set 2024, 18h00
Parque da Cidade, Niterói
Mirante do Parque da Cidade: o Rio de Janeiro entregue de bandeja (Mcalvet/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Que a “melhor coisa de Niterói é a vista para o Rio” é uma simplificação e tanto, mas tem seu fundo de verdade. O ápice dessa “maldade” é a vista estonteante que se tem do alto do Parque da Cidade para a Baía de Guanabara. Que vista, senhores!

O local no alto do Morro da Viração faz parte de um dos setores da área de preservação ambiental conhecido como Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e a crista do morro serve como divisor entre as bacias hidrográficas de Guanabara e das Lagunas de Piratininga e Itaipu.

Vista privilegiada no Parque da Cidade

No alto do Parque da Cidade é possível ter uma visão panorâmica da Baía de Guanabara, da laguna de Piratininga e das praias oceânicas de Niterói. A vista também alcança as montanhas, como o Pão de Açúcar, o Corcovado e a Pedra da Gávea. Em abril de 2024 foram concluídas obras de melhorias para revitalizar o paisagismo local do parque e melhorar a acessibilidade dos espaços de contemplação e de voo. São dois mirantes que também funcionam como rampas de voo livre: um virado para baía de Guanabara e outro para o trecho oceânico de Niterói.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parque Bistrô / Parque da Cidade, Niterói (@parquebistro)

​No Morro da Viração, a cereja do bolo é o Parque Bistrô, um bar e restaurante que oferece uma boa carta de cafés e outras bebidas para apreciar junto com a vista. A subida pelo Parque é íngreme, então, se você procura o local pelo lazer e não pela prática esportiva, a dica é subir de carro e estacionar ao longo da estrada. Ir de carro de aplicativo é fácil, mas a volta nem tanto porque os motoristas que costumam aceitar as corridas já estão pela área. Considere descer a pé, que todo santo ajuda.

Continua após a publicidade
parapente-niteroi-rio-de-janeiro
Passeios de parapente são atração (Nuno Lopes/Pixabay)

Diversidade de trilhas garante a emoção

Se você planeja uma visita ao Parque da Cidade com mais emoções elas estão garantidas nas trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Entre as mais frequentadas estão a Trilha do Bosque dos Eucaliptos – que termina nas ruínas de um antigo posto de vigia (ou atalaia) do exército português construído no século 18 – e a Trilha da Pedra do Santo Inácio – que resulta em um dos mirantes que servem como ponto de voo para saltos de parapente.

Para organizar o melhor passeio de acordo com seus interesses, vale conferir antes o Guia de Trilhas disponibilizado pela Prefeitura de Niterói.

Para aqueles que buscam rotas para a prática de downhill, o parque também possui a Travessia Waimea, à esquerda da rampa de voo com vista para a Região Oceânica. Já os saltos de parapente podem ser contratados no próprio local de voo ou antecipadamente com os operadores do salto (aqui e aqui você encontra duas opções do serviço) e custam a partir de R$ 350,00. O Parque da Cidade funciona de terça a domingo, das 7h às 18h, com entrada gratuita.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Publicidade