Continua após publicidade

Na Serra Fluminense, Petrópolis já foi cenário para filmes e novelas

Nova novela das 18h, “Garota do Momento”, é a mais recente produção a usar a cidade como locação

Por Da Redação
19 out 2024, 18h00
Catedral de Sao Pedro de Alcantara, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
"Garota do Momento" e "Império" tiveram cenas com a Catedral de São Pedro de Alcântara como pano de fundo (Wania Corredo/MTur/Divulgação)
Continua após publicidade

Petrópolis está sempre nas telinhas e telonas: mais de 30 filmes e novelas foram rodados na cidade.

A mais recente produção a ser rodada na cidade é a novela Garota do Momento, que será exibida às 18h na Globo, com estreia prevista para novembro. Gravações usaram as ruas do centro histórico, além da Catedral de São Pedro de Alcântara.

Novela-Garota-do-Momento-1
Gravações da novela “Garota do Momento” acontecendo em Petrópolis (Petrópolis Convention/Divulgação)

Antes, esses mesmos cenários foram utilizados para 25 cenas da novela Império, também da Globo, em 2014.

As produções de época também têm um lar natural em PetrópolisLado a Lado, outra novela da Globo, usou o Palácio Rio Negro para ambientar a residência de personagens vividos por Patrícia Pillar e Werner Schünemann, enquanto o chalé de uma agência bancária próxima foi transformado na casa de Marjorie Estiano e Thiago Fragoso.

Novela Lado a Lado - Palacio Rio Negro
Cena da novela ‘Lado a Lado’ no Palácio Rio Negro (Petrópolis Convention/Divulgação)

Tá na Netflix

Petrópolis também já recebeu produções que estão disponíveis na Netflix. Um exemplo é o filme Pai em Dobro, estrelado por Maisa Silva, que conta a história de uma adolescente que foge da comunidade hippie onde mora para descobrir quem é seu pai. Até mesmo a série norte-americana Lilyhammer, ambientada na Noruega, teve cenas gravadas no Palácio Rio Negro.

Filmes

A cidade também tem uma presença forte no cinema. O filme O Xangô de Baker Street, que se passa em 1886, utilizou o Palácio de Cristal como uma de suas locações principais, destacando a apresentação da diva francesa Sarah Bernhardt no Brasil e a apreciação do Imperador Dom Pedro II.

Outro destaque é Flores Raras, que se passa nas décadas de 1950 e 1960 e conta a história de amor entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, com as paisagens de Petrópolis enriquecendo o drama.

Filme Flores Raras
Cena do filme “Flores Raras” (Petrópolis Convention/Divulgação)

Mais recentemente, o filme De Repente, Eu Te Amo usou o Palácio de Cristal e outros locais da cidade como cenários principais. Já em Chacrinha: O Velho Guerreiro, o antigo Teatro Santa Cecília ajudou a contar a história do icônico apresentador brasileiro.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Petrópolis

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade