Museu Vale vai ocupar armazém do Porto de Vitória em 2026
Nova sede terá exposição permanente sobre a Estrada de Ferro Vitória-Minas e um restaurante com vista para o centro histórico
Fechado desde março de 2022, o Museu Vale ocupará uma nova sede em Vitória, no Espírito Santo, a partir de 2026. O espaço ficará em uma área de 3.400 m² no armazém 4 do Porto de Vitória, próximo ao Palácio Anchieta, com espaços voltados para exposições temporárias e permanentes.
No edifício, será montada uma exposição fixa com o acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória-Minas, que ocupará dois dos cinco andares do prédio. O Trem de Passageiros da Vale faz o percurso de 664 quilômetros entre Belo Horizonte e o litoral do Espírito Santo. Saiba como funciona a viagem aqui.
O projeto também prevê uma sala para o programa educativo do museu, áreas para ateliê e residências artísticas, um auditório e uma biblioteca. Na cobertura do prédio, haverá um restaurante com vista panorâmica da baía de Vitória e do centro histórico da capital.
Marco cultural e histórico para a cidade de Vitória e o estado do Espírito Santo, o conjunto de armazéns do porto passa por um processo de requalificação e ocupação. Além do Museu Vale, os novos armazéns vão receber o Senai Porto, para formação de profissionais na área de gestão portuária; um espaço cultural e expositivo da Secretaria de Estado da Cultura; e um centro de vivência com mais de 1.000 m².
Leia tudo sobre Espírito Santo