Museu das Favelas: arte periférica no centro de São Paulo
Com novo endereço no Pateo do Collegio, museu continua destacando expressão cultural das favelas em exposições

O Museu das Favelas reabriu suas portas em um casarão no Largo do Pateo do Collegio, no Centro Histórico de São Paulo. Depois de ocupar o Palácio Campos Elíseos desde a sua inauguração em 2022, a instituição foi realocada e a sede original, incorporada ao novo centro administrativo do governo estadual.
A localização do museu – ainda no centro da cidade – continua simbolizando o objetivo da instituição: trazer as mais de 10 mil periferias do Brasil para o centro de discussões culturais e sociais.
O que ver no novo Museu das Favelas
O giro pelo museu passa por temas que não costumam fazer parte do programa de outros museus – e que, quando fazem, não são seu foco. Aqui, as favelas são protagonistas da produção cultural.
Hoje, é possível conferir quatro exposições dentro do casarão:
A mostra Racionais MC’s – O Quinto Elemento foi inaugurada no mesmo dia da reabertura do museu com com itens do acervo pessoal de Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock, como cartas, bilhetes e fotos de família.
Ver essa foto no Instagram
A homenagem aos 35 anos do grupo de rap tem curadoria de Eliane Dias, empresária dos rappers e esposa de Mano Brown, que reuniu itens que revelam aspectos da história do grupo e das trajetórias individuais dos artistas. O nome da exposição é uma referência ao universo do quatro elementos do universo hip hop – dança, MC, DJ e graffiti – e destaca a importância dos Racionais MC’s para a popularização dessa cultura no país.

A nova exposição de longa duração do museu é chamada Sobre Vivências e reflete sobre a vida e diversidade nas favelas brasileiras. Com obras de artistas periféricos e coletivos desses territórios, a mostra foi dividida nos eixos Ser, Existir, Morar, Celebrar e Sonhar.
São fotografias, mapas e objetos domésticos que revelam detalhes sobre a formação das favelas no país, desde a Guerra de Canudos, no fim do século XIX, até as manifestações culturais contemporâneas, como os bailes funk.

A exposição temporária Marvel – O Poder é Nosso tem releituras de personagens da editora de quadrinhos como integrantes das comunidades negra, indígena e LGBTQIAP+. As obras foram feitas por 60 jovens artistas que receberam suporte financeiro e capacitação.

A exposição itinerante Favela em Fluxo tem 22 obras de diferentes linguagens que já percorreram Recife, Salvador e Rio de Janeiro antes de chegar em São Paulo, onde permanece até fevereiro de 2024.
Serviço
Museu das Favelas
Quando? De terça-feira a domingo, entrada das 10h às 17h, com permanência até às 18h.
Quanto? Entrada gratuita com retirada de ingressos no Sympla ou diretamente na bilheteria.
Onde? Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo.