Museu das Favelas: arte periférica no centro de São Paulo

Com novo endereço no Pateo do Collegio, museu continua destacando expressão cultural das favelas em exposições

Por Rebeca de Ávila
12 dez 2024, 10h00
Museu das Favelas, São Paulo
Em novo casarão, museu apresenta quatro exposições (Paulo Pinto/Agência Brasil)
Continua após publicidade

O Museu das Favelas reabriu suas portas em um casarão no Largo do Pateo do Collegio, no Centro Histórico de São Paulo. Depois de ocupar o Palácio Campos Elíseos desde a sua inauguração em 2022, a instituição foi realocada e a sede original, incorporada ao novo centro administrativo do governo estadual.

A localização do museu – ainda no centro da cidade – continua simbolizando o objetivo da instituição: trazer as mais de 10 mil periferias do Brasil para o centro de discussões culturais e sociais. 

O que ver no novo Museu das Favelas

O giro pelo museu passa por temas que não costumam fazer parte do programa de outros museus – e que, quando fazem, não são seu foco. Aqui, as favelas são protagonistas da produção cultural.

Hoje, é possível conferir quatro exposições dentro do casarão:

A mostra Racionais MC’s – O Quinto Elemento foi inaugurada no mesmo dia da reabertura do museu com com itens do acervo pessoal de Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock, como cartas, bilhetes e fotos de família.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RACIONAIS MCS (@racionaiscn)

Continua após a publicidade

A homenagem aos 35 anos do grupo de rap tem curadoria de Eliane Dias, empresária dos rappers e esposa de Mano Brown, que reuniu itens que revelam aspectos da história do grupo e das trajetórias individuais dos artistas. O nome da exposição é uma referência ao universo do quatro elementos do universo hip hop – dança, MC, DJ e graffiti – e destaca a importância dos Racionais MC’s para a popularização dessa cultura no país.

Museu das Favelas, São Paulo
Racionais MC’s – O Quinto Elemento fica em cartaz até 31 de maio de 2025 (Museu das Favelas/Divulgação)

A nova exposição de longa duração do museu é chamada Sobre Vivências e reflete sobre a vida e diversidade nas favelas brasileiras. Com obras de artistas periféricos e coletivos desses territórios, a mostra foi dividida nos eixos Ser, Existir, Morar, Celebrar e Sonhar.

São fotografias, mapas e objetos domésticos que revelam detalhes sobre a formação das favelas no país, desde a Guerra de Canudos, no fim do século XIX, até as manifestações culturais contemporâneas, como os bailes funk.

Continua após a publicidade
Museu das Favelas, São Paulo
Os cinco eixos da mostra ocupam os grandes salões do novo casarão (Museu das Favelas/Divulgação)

A exposição temporária Marvel – O Poder é Nosso tem releituras de personagens da editora de quadrinhos como integrantes das comunidades negra, indígena e LGBTQIAP+. As obras foram feitas por 60 jovens artistas que receberam suporte financeiro e capacitação.

Museu das Favelas, São Paulo
O Poder é Nosso pode ser visitada até 28 de fevereiro de 2025 (Museu das Favelas/Divulgação)

A exposição itinerante Favela em Fluxo tem 22 obras de diferentes linguagens que já percorreram Recife, Salvador e Rio de Janeiro antes de chegar em São Paulo, onde permanece até fevereiro de 2024.

Continua após a publicidade

Serviço

Museu das Favelas

Quando? De terça-feira a domingo, entrada das 10h às 17h, com permanência até às 18h.

Quanto? Entrada gratuita com retirada de ingressos no Sympla ou diretamente na bilheteria.

Onde? Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo.

Leia tudo sobre São Paulo

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade